Conheça o mercado para web designer e saiba como se qualificar

Poucos profissionais têm a garantia de colocação no mercado de trabalho, assim como o web designer. Trata-se de um mercado altamente aquecido. Atualmente é inconcebível que uma empresa não tenha endereço virtual para divulgar os seus serviços ou produtos. Além da venda propriamente dita, o site possibilita às empresas realizar a divulgação de sua marca, visão institucional ou ainda garantir que os clientes tenham todas as informações que precisam na distância de um click.

Além da criação dos sites, os web designers são responsáveis pela manutenção e modernização dos sistemas, adequando o site as necessidades da empresa. Exatamente por isso, um bom web design é disputado a tapas pelas empresas. Continue lendo este artigo e conheça um pouco mais sobre este mercado.

Web Designer

Os web designers, são profissionais que estudaram web design para projetar e desenhar site, sistemas e aplicativos web. Além da estética, o profissional deve considerar a usabilidade, pois o site deve facilitar a navegação do usuário.

Com o aumento da acessibilidade digital e dos serviços de e-commerce a tendência é que esse mercado fique ainda mais aquecido nos próximos anos.

Faixa salarial

O salário do web designers varia segundo a formação e experiência do profissional. Se o profissional tiver um portfólio grande e de qualidade sua remuneração será bem elevada. Os profissionais de nível técnico podem ganhar até R$ 1.500,00. Já os profissionais com graduação e especialização podem ganhar até R$ 6.000,00.

O porte da empresa contratante também influência nos salários oferecidos. Empresas de grande porte tendem a ofertar salários acima de mercado para conseguir os melhores profissionais.

Cursos de Web Design

Conforme citado acima, os profissionais de web design podem ter formação em cursos técnicos, graduação e pós-graduação. A pós-graduação aliada à experiência profissional torna o profissional em web design altamente requisitado pelo mercado. O Cotemar possui um curso em MBA em design de qualidade que aborda o funcionamento do design de sites, bem como os padrões e regras de criação dos mesmos. O curso é voltado para os mais diversos tipos de profissionais que queiram realizar a complementação e estruturação do conhecimento na área de criação para web.

Mercado de trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Jornal Estadão mostrou que o mercado de trabalho na área de web design esta entre os mais aquecidos da atualidade e não faltam vagas em aberto no setor. Os profissionais são absorvidos ainda na faculdade através de estágios, sendo contratados de imediato após a formação. Dentre as funções realizadas, por este profissional, podemos destacar o desenvolvimento web, manutenção de sites, criação de layouts para blogs entre outros.

Web Design