A Psicopedagogia amplia o aprendizado e a interação na escola

É muito bom ver um aluno conseguindo dar os primeiros passos no início de sua vida estudantil. Observá-los se apropriando do conhecimento é algo realmente incrível.

No entanto, nem sempre esse aprendizado é fácil e muitos alunos encontram dificuldades de aprendizado. Nesta hora, o desafio do professor é ainda maior, sendo necessário buscar formas para alcançar este aluno e superar as suas dificuldades.

Neste contexto, a psicopedagogia surge como uma estratégia educacional eficiente que une a psicologia e a pedagogia para beneficiar o processo de aprendizagem. Acompanhe este post e saiba como.

O que é Psicopedagogia

O objetivo central da psicopedagogia é desenvolver habilidades e competências importantes no desenvolvimento humano através da psicologia e da pedagogia. Quando fatores emocionais interferem neste desenvolvimento está na hora da psicopedagogia interferir no processo.

Quando se trata das dificuldades de aprendizado, os motivos podem ir além de fatores meramente pedagógicos, envolvendo situações emocionais ligadas à conflitos familiares, violência doméstica, abusos sexuais, bullying, entre outros.

Psicopedagogia e aprendizagem

Cada aluno é único e deve ser educado dentro de suas particularidades. O objetivo da psicopedagogia é trabalhar as lacunas de aprendizado para que o aluno possa se apropriar do conhecimento.

Torna-se necessário, no entanto, que o profissional da educação o veja dentro de uma perspectiva multidimensional para, assim, torná-lo um sujeito autônomo. Após essa observação sobre as particularidades de cada aluno, o educador poderá propor novas abordagens e estratégias de ensino voltadas exclusivamente para este aluno considerando as suas limitações e possibilidades.

Transtornos de aprendizagem

A psicopedagogia é extremamente importante no processo de aprendizado de pessoas que possuem algum tipo de transtorno de aprendizagem.

Estudantes com este tipo de transtorno possuem dificuldades específicas voltadas para a leitura, escrita ou matemática apresentando resultados abaixo do esperado ao seu nível de desenvolvimento. Dentre os tipos de transtorno de aprendizagem mais comuns podemos destacar:

  • Discalculia: dificuldade em aprender tudo está direta ou indiretamente ligado aos números, como problemas, aplicações e conceitos matemáticos.
  • Disgrafia: dificuldade na elaboração da linguagem escrita.
  • Hiperatividade: marcada pela falta de atenção, realizando várias tarefas ao mesmo tempo.
  • Déficit de atenção: a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado.

Especialização em Psicopedagogia

O papel dos profissionais da educação especializados em psicopedagogia é tão importante que professores em todo o Brasil então buscando se especializar na área.

A pós-graduação em psicopedagogia tem se mostrado como uma formação eficiente capacitando os professore para ajudarem seus alunos a superarem as suas dificuldades de uma forma mais completa. O mercado de trabalho, principalmente no setor privado, tem valorizado o caráter multidisciplinar destes profissionais.

Psicopedagogia