Mercado busca profissionais licenciados em letras. Entenda o porquê

Alguns cursos superiores oferecem aos formandos as opções de se graduar como bacharéis ou licenciados. Nesse caso, a licenciatura é o que permite ao novo profissional atuar como professor de ensino fundamental e médio, enquanto o bacharelado dá um “selo de conhecimento” da área que pode ser aplicado em diversos ramos de atuação.

Isso significa que um profissional licenciado em Letras vai, na maior parte do tempo, lecionar. Ele pode, também, se dedicar aos estudos da língua portuguesa e idiomas estrangeiros, além da literatura específica de cada língua. Além de ter a sala de aula como principal fonte de renda, o licenciado em Letras também consegue tirar proveito dela para embasar suas pesquisas.

O campo de trabalho, no entanto, não se resume a isso: é possível conseguir espaço em editoras, preparando originais, revisando versões finais e traduzindo textos, além de conseguir destaque para carreiras como o secretariado bilíngue, onde é indispensável o conhecimento profundo de alguém sobre determinadas linguagens, que podem ser o inglês, espanhol, francês e alemão, dentre outros.

Outra boa forma na qual o profissional licenciado em Letras pode direcionar sua carreira é sendo intérprete de eventos, empresas, pessoas físicas e órgãos do governo. Quando mais preparado for o licenciado em determinada área da linguística, melhores serão suas oportunidades.

 

Vagas para profissionais licenciados em Letras

Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE), mostraram que o desemprego no país subiu para 13,7% no trimestre de janeiro a março, o que torna a formação em licenciatura em letras uma opção valiosa, devido ao seu índice de empregabilidade.

Hoje, a maior parte das vagas para os licenciados está em escolas públicas e privadas para as etapas de ensino fundamental e médio. Nelas, o profissional pode dar aulas de português, literatura e língua estrangeira.

Da parte de empresas estritamente privadas, cursinhos preparatórios para vestibulares e concursos e escolas de idioma também veem esse profissional com bons olhos. Se a veia empreendedora falar mais alto, o licenciado em Letras pode fazer carreira dando aulas particulares ou atendendo, como consultor de linguagem, a empresas e pessoas que chegam ao Brasil para começar seus negócios. Nesse sentido, o atendimento a executivos em mudança para nosso país pode ser um interessante nicho de mercado.

E, para os que buscam desafios diferentes, as empresas distribuidoras de filmes e séries estão sempre em busca de profissionais qualificados para fazer a legenda de seus materiais. A tradução também é bem requisitada por empresas de informática que precisam lançar softwares traduzidos sempre que eles estão prontos para ir ao mercado.

O que vou aprender na licenciatura em Letras?

Se você quer ser um profissional licenciado em Letras, mas teme não ter didática para se dedicar à sala de aula, fique tranquilo: o curso abrange metodologia completa de ensino e estágios obrigatórios e supervisionados, para que você enfrente o desafio com toda a ajuda que precisar.

A prática e a experiência andam juntas no caminho de um estudante de Letras até seu bacharelado e licenciatura, o que te ajuda a entender melhor suas dificuldades e as ferramentas necessárias para superá-las. Deixe que seus professores te mostrem as melhores formas de atuação para que, no futuro, você consiga se destacar pelo que sabe fazer de melhor. E, se for um profissional atualizado e dedicado, com certeza terá chances de conseguir um ótimo emprego.

cta