• comércio-exterior
  • Oriental Peal Tower In Shanghai
  • comércio-exterior
  • comércio-exterior
  • comércio-exterior
  • comércio-exterior
  • comercio-exterior

Como é o profissional de comércio exterior e o que se espera dele

comércio-exterior

A profissão comércio exterior envolve relações de compra e venda entre empresas e governos de diferentes países. Além disso, acompanha tendências de consumo e acontecimentos internacionais para tornar possível a caracterização de mercado e possíveis estratégias e negociações que podem ser feitas de acordo com o cenário de trabalho.

É preciso ter conhecimento de burocracia e leis que regulamentam importações e exportações no Brasil, vistas como um grande desafio por profissionais de várias outras áreas.

Formação em comércio exterior

A graduação em comércio exterior tem duração de 4 anos. Devido a amplitude de atuação deste profissional, faz-se necessário contato com os mais variados temas. O aluno terá contato com matérias relacionadas à contabilidade, estudo de línguas estrangeiras, marketing, pesquisa, economia e direito. O conhecimento nos mais variados temas, torna o mercado de trabalho bem receptivo para quem deseja seguir carreira.

O curso MBA em comércio exterior e negócios internacionais do Instituto Cotemar, objetiva desenvolver todas as competências em diversos segmentos, seja a tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio ou finanças internacionais. Deseja-se potencializar a percepção do aluno, para que atue de forma competitiva em um mercado globalizado.

Atividades realizadas

É possível trabalhar com marketing internacional, onde o profissional irá analisar o mercado de um país e avaliar mudanças no produto ou na forma em que seja vendido. Além disso, poder responsável pelo desenvolvimento de uma nova linha de produtos e procura por novos fornecedores. Trabalhar na operação, onde você será o responsável por cuidar de todos os detalhes de processo de transporte entre empresas, e várias outras áreas. Suas atividades irão depender muito do cargo em que irá trabalhar e do porte da empresa.

Para quem quer ser seu próprio chefe e busca independência, é possível trabalhar como consultor, prestando serviços para novas empresas ou até mesmo empresas que já estão com sua jornada adiantada.

O que o mercado procura?

O mercado procura por profissionais que tenham habilidades a mais. Fique atento e qualifique-se:

Linguística

Contato com outros países e pessoas das mais diversas culturas pode ser frequente, dependendo da área que você escolheu investir. Saber se comunicar com eles mostra-se primordial, não é mesmo? A língua inglesa há um bom tempo é base no currículo de qualquer profissão, afinal, estamos falando sobre a maior potência econômica do mundo. Ainda que esta seja considerada a segunda língua, imagine que você trabalhe em uma empresa que promove negociações com o Japão. Quanto mais línguas você poder falar, mais negócios serão possíveis e mais útil você será para quem o contrata. Invista em outras línguas.

Oratória e negociação  

A forma que você se comunica é um fator decisivo para conquista e fidelização de novos clientes. Saber persuadir é importante e, para isso, é preciso saber se expressar. Indispensável conhecer bem seu produto e todo o processo em torno dele. Obedecer a uma linha de raciocínio estruturada e organizar sua fala, ajuda a incentivar uma boa tomada de decisão na negociação ao transmitir todo o conhecimento de forma assertiva e confiante. Sem enrolações, ir direto ao ponto de forma inteligente e segura.

Estudo e planejamento

É de suma importância em qualquer profissão. Neste caso, fala-se sobre um profissional que terá contato com dados, planilhas e pesquisa boa parte de seu tempo. Atente-se aos mínimos detalhes. Busque absorver o máximo possível de informações sobre o lugar que você trabalha, desempenho de seus produtos e serviços, qual é o cenário de empresas que mantêm relações mais estreitas e possíveis colaborações que podem ser de seu interesse.

Um cenário promissor

Como as áreas de atuação na profissão de Comércio Exterior são amplas, logo, é importante ter foco no planejamento de sua carreira e se manter sempre atualizado através de cursos de extensão dos vários campos que compõe o percurso de um profissional de sucesso. Raciocínio rápido e bom relacionamento interpessoal, são diferenciais que potencializam seu currículo. Como o mundo está cada vez mais globalizado e empresas cada vez mais propensas a investir em seu processo de expansão, a demanda por um bom profissional de Comércio Exterior cresce proporcionalmente como peça imprescindível.