Funcionários públicos trabalham pouco, ganham muito e raramente são demitidos.  É o melhor dos mundos! Quem não quer essa vida boa! Todos os anos mais de 10 milhões de pessoas se candidatam a concursos públicos em todo o Brasil. De fato as vantagens são muitas. Nos últimos 13 anos o salário do setor público subiu 13 vezes mais que o setor privado.
Ou seja, o funcionário público ganha em média 75% a mais que o trabalhador do setor privado. Além de ganhar muito, ainda tem a tão sonhada estabilidade. Fazer parte deste oásis de facilidades, que é o setor público, não é algo tão fácil assim. É preciso dedicação, persistência e metodologias de ensino bem definidas. Neste post, vamos dar a você 5 dicas incríveis para você passar em concursos públicos.

Defina as suas prioridades

O mundo a sua volta está cheio de coisas que podem tirar o seu foco. Priorizar significa colocar o concurso público a frente de amigos, família, televisão ou qualquer outra forma de distração.  Se possível abandone cursos e atividades que não estejam dentro da grade de conteúdos exigidos pelo concurso que você está concorrendo.  Lembre-se! Estudar requer dedicação e zelo. Isso significa ficar horas a fio mergulhado em livros, trancado em um quarto, enquanto seus amigos desfrutam de um dia lindo lá fora.  Todas essas atitudes podem parecer agressivas, porém, são elas que vão definir o seu sucesso profissional.  

Faça do edital um guia de sucesso

No Brasil os concursos públicos são lançados através de editais. O edital é como se fosse uma espécie de manual que vai te orientar acerca de todos os aspectos legais que envolvem a realização do concurso.  Sim, eles são extensos e chatos!  A linguagem utilizada é difícil e nada coloquial. No entanto, acredite ele é seu amigo!
É no edital que encontramos as principais informações e regras acerca da prova como as matérias serão cobradas, fases da prova, forma de contagem de pontos, datas importantes referentes à inscrição, solicitação isenção da taxa de inscrição, data de realização da prova entre outras informações.  Leia cuidadosamente cada palavra antes de se candidatar para realização da prova.

Elabore um plano de estudos

Grande parte dos problemas questionados por concurseiros estão ligados à falta de tempo, concentração e dificuldade para assimilar uma grande quantidade de conteúdos. Este problema pode ser facilmente resolvido por meio da criação de um plano de estudo. Nele você vai determinar qual período do seu dia é mais adequado para estudar, o que estudar primeiro e quais técnicas de fixação são mais eficazes para você.

Faça especializações e cursos preparatórios

Estudar nunca é demais. Se você dispõe de recursos para investir em cursos preparatórios aproveite! A metodologia de ensino diferenciada e a presença de professores, simulados e monitorias podem fazer toda diferença, principalmente em conteúdos que apresentam maior grau de dificuldade.
Os diplomas de pós-graduação, mestrado ou doutorado valem pontos extras em provas de títulos. Por meio desta avaliação, os concursos públicos selecionam os candidatos mais preparados do ponto de vista acadêmico. Acredite! Uns pontinhos extras podem fazer toda diferença e garantir a sua vaga.

Faça a prova com tranquilidade

Você se preparou, sacrificou lindos dias de sol para enfim chegar o tão sonhado “dia da prova”.  Não arranque seus cabelos! Mantenha a calma e a tranquilidade. Lembre-se! Você está preparado. Não fique estudando até altas horas e tenha uma boa noite de sono. Seu cérebro também precisa de descanso. Mantenha a concentração na prova. Não permita que os demais candidatos e examinadores retirem sua atenção.
neurociência e educação