Conheça mais sobre a pós-graduação em Gestão de Projetos

Uma pesquisa realizada pela PMI (Project Management Institute) mostrou que o Brasil está na quinta posição no ranking dos países que mais oferecem oportunidades para os gestores de projetos.  Ainda segundo a pesquisa existem mais de um milhão de vagas abertas em todo o país.

No entanto, para aproveitar essas oportunidades é preciso buscar por qualificação. Além de graduação,  torna-se necessário obter uma formação específica em gestão de projetos através de cursos de pós-graduação ou MBA. Acompanhe este post e entenda um pouco mais.

O que é a Gestão de Projetos

Trata-se de habilidades técnicas voltadas para a elaboração de atividades relacionadas a um conjunto de objetivos que devem ser alcançados em um determinado prazo, com certo custo e com qualidade. Este processo prevê a mobilização de recursos humanos e técnicos. De uma forma simplista podemos dizer que um projeto deve ser planejado, executado e controlado pelo gestor. Dentro desta perspectiva existe um ciclo de vida de um projeto composto por:

  • Iniciação: trata-se da primeira fase do projeto, onde a equipe gerenciada pelo gestor deve tomar conhecimento de todos os detalhes do projeto referentes a tempo, qualidade, custo e limitações.
  • Planejamento: nesta fase ocorre o nível de detalhamento do projeto, tendo como objetivo estruturar um plano que leve o projeto ao sucesso. Trata-se da definição de todos os caminhos que levarão a concretização dos objetivos.
  • Execução: nesta fase a equipe deve executar tudo o que foi planejado. Ou seja, deve-se realizar as atividades planejadas com eficiência e qualidade dentro do tempo previsto.
  • Monitoramento e controle: esta parte ocorre juntamente com a execução do projeto. A ideia é garantir que o que está sendo desenvolvido está compatível ao planejamento, caso não esteja, torna-se necessário realizar uma intervenção.
  • Encerramento: na finalização surgem etapas que devem ser concluídas para que o projeto se dê realmente como encerrado. O objetivo é oficializar a conclusão.

Mercado de trabalho

As maiores oportunidades em gestão de projetos encontram-se na área de TI, no entanto é possível encontrar trabalhos em outros segmentos devido ao vasto conhecimento da área que pode ser aplicado em outros setores.  

Estes profissionais têm recebido um grande reconhecimento por parte das empresas, pois em sua atuação conseguem gerenciar projetos otimizando recursos e evitando desperdícios. A faixa salarial de um gestor de projeto varia entre R$ 7 mil para iniciais e R$ 15 mil para profissionais experientes.

Pós-graduação em Gestão de Projetos

Como você pode ver o mercado é vasto e o salário compensa, mas para conseguir se fixar neste mercado é necessário investir na sua formação. Entre as habilidades que devem ser desenvolvidas podemos destacar a liderança, capacidade de trabalhar em equipe, organização, negociação, gestão de pessoas e a persistência.

O Cotemar possui o curso de MBA em Gestão de Projetos que habilita o profissional para elaborar e supervisionar os mais variados projetos, tendo em vista rigorosos critérios de qualidade, de tempo e de otimização de recursos técnicos e humanos. Dentre as disciplinas ensinadas neste curso podemos destacar:

  • Gestão de pessoas;   
  • Gestão empresarial;
  • O contexto e a elaboração do plano na gerência de projetos;
  • Ética empresarial.

Gestão de Projetos

0 Comentários

Deixe o seu comentário!