É muito comum algumas pessoas terem dúvidas quanto a possibilidade de fazer pós-graduação antes da graduação. Quando um estudante está na graduação se preparando para o futuro, ele ouve muitas coisas sobre a competitividade do mercado. Algumas pessoas afirmam que as melhores vagas ficam com os mais preparados, outros dizem que somente a graduação não garante colocação profissional. Certamente, não é uma tarefa fácil conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Existem diversas formas de impulsionar seu currículo e estar sempre à frente de seus concorrentes.
Com isso, vem a ansiedade e muitos querem dar inicio na sua pós-graduação antes mesmo de terminar a graduação. Desta forma, acreditam que vão estar um passo à frente e que estarão mais preparados para o mercado. Mas, será que é possível fazer pós-graduação antes da graduação? Leia este post e descubra.

A graduação

A graduação possui um caráter generalista. Trata-se de um conhecimento necessário para todo profissional. No entanto, à medida que os anos passam o mercado precisa de pessoas com conhecimentos específicos em cada área. A pós-graduação atende a essa necessidade, realizando o seu direcionamento profissional.
Sem dúvidas, costuma ser o próximo passo quando se trata de dar continuidade ao processo de especialização. É preciso muito planejamento e pesquisa para investir na pós certa. Certamente, depende muito de quais são seus objetivos como profissional. Você também pode fazer cursos de segunda graduação, complementação pedagógica e cursos de extensão.
Fazer pós-graduação antes da graduação não é possível. Mas, não se desanime! Comece a estudar todas as possibilidades e se organize para viabilizar a continuidade de seus estudos. Enquanto isso, faça cursos de extensão. Sem dúvidas, é uma excelente forma de manter o conhecimento refinado. Também, possibilita que você já comece a moldar seu currículo com a direção que pretende seguir como profissional. 
 

Mercado e salário para pós-graduados

Uma pesquisa realizada pela Catho Educação mostrou que a pós-graduação para cargos de analista pode elevar o salário do profissional em até 118%. Já para cargos de coordenação o aumento chega a 53,7%. A pesquisa foi realizada com 2 milhões de profissionais, de mais de 25 mil empresas em 4.063 cidades em todo país.
Independentemente da área que você atua, a preferência costuma ser dada para profissionais que possuem especialização. Certamente, o cenário do mercado atual pede que o profissional se reinvente com frequência para manter sua relevância no mercado. Busque-se manter atualizado sobre tudo o que acontece no mundo, novas tecnologias que são utilizadas em sua área e quais são as especializações que são consideradas um grande diferencial para o currículo.
O ensino a distância tem contribuído e muito para que pessoas em todo o Brasil tenham acesso a cursos de pós-graduação de qualidade a preços altamente competitivos. Dados do último Censo da Educação Superior mostraram que um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância. Segundo a pesquisa, as matrículas no ensino a distância cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Já o ensino presencial teve queda de 0,4% no mesmo período.

Fazer pós-graduação antes da graduação

Ciente de todos os benefícios que a pós-graduação pode trazer para a sua vida, vem a vontade louca de começar a estudar o quanto antes, não é mesmo? Muitos estudantes  compartilham do mesmo sentimento que você e querem começar logo esta etapa da vida.
Infelizmente você vai precisar controlar a sua ansiedade e terminar a sua graduação, pois no ato da inscrição o setor pedagógico solicita todas as suas documentações incluindo o diploma de graduação ou certificado de conclusão.
Enquanto você não finaliza sua graduação, invista em cursos de extensão. São cursos menores, com duração média de 3 meses. Também, emitem certificados. Costumam ser ofertados a preços mais acessíveis que cursos de pós-graduação e complementação pedagógica. Por exemplo, você pode fazer uma lista de cursos de extensão que são de seu interesse para lapidar seu currículo enquanto a pós não acontece.
O Instituto Cotemar oferece excelentes cursos de extensão em diversas áreas do mercado. Faça cursos de extensão em Gestão, Educação, Comunicação, Informática, Agricultura e Meio ambiente e comece agora a transformar seu futuro. Ainda que não seja possível fazer pós-graduação antes da graduação, mantenha-se firme em seu crescimento acadêmico. Logo, continue buscando outras alternativas para se destacar.
Aproveite esse tempo para se concentrar nos estudos e tirar excelentes notas. Mantenha seu planejamento firme e lembre-se: a pós-graduação irá afunilar os seus conhecimentos, para que você se torne especialista em alguma área. Trata-se de dar um direcionamento a sua carreira. O Cotemar está com você em qualquer nível educacional. Conheça nossos cursos! 
fazer pós-graduação antes de terminar a faculdade