No último ano o número de desempregados no Brasil chegou a 12 milhões de brasileiros, com esses números, os índices de endividamento também aumentaram. Neste contexto, fica muito difícil conseguir a tão sonhada: estabilidade financeira.  No entanto, para conseguir este controle é preciso acima de tudo ter planejamento. Você precisa saber onde você está e aonde quer chegar. A tarefa não é fácil, é preciso paciência, pois você vai precisar de tempo para colocar a casa em ordem. Neste post você vai encontrar dicas de comportamento financeiro que com certeza podem fazer você mudar de vida.

Negocie dívidas

A primeira tarefa, e acredito que seja a mais difícil, diz respeito às dívidas. Negociação é a palavra chave neste processo. Entre em contato com todos os seus credores e busque a melhor forma de pagamento. Se você tiver muitas dívidas negocie aos poucos. Lembre-se não basta negociar, você precisa honrar com o pagamento das parcelas. Se você tiver muitos parcelamentos isso pode fugir do seu controle. Preste atenção data limite de pagamento das parcelas.

Pague à vista

Com suas dívidas devidamente negociadas e controladas nada mais lógicos que não criar novas dívidas. Faça o pagamento de suas compras à vista, essa é uma excelente opção para quem quer fugir dos juros dos cartões de crédito e financiadoras. Além disso, essa forma de pagamento lhe garante descontos significativos que podem chegar até 30% no valor total da compra. No entanto, só consegue pagar a vista quem tem dinheiro em caixa. Você só vai conseguir realizar esta forma de pagamento quando conseguir um equilíbrio mínimo em suas contas.

Controle gastos

O segundo passo para conseguir a estabilidade financeira está ligado ao controle de gastos. Não adianta pagar suas contas e logo depois sair comprando compulsivamente. Lembre-se, você tem um limite a ser gasto. Suas compras não podem exceder este valor. Crie o hábito de anotar todas as suas despesas. Estabeleça um limite de compras e acima de tudo respeite este limite. Para algumas pessoas esse ponto é um pouco delicado. Isso porque a questão da compra está diretamente ligada a questões emocionais como: ansiedade e depressão. Neste caso, talvez seja necessário buscar ajuda profissional.

Aumente ganhos

Eliminar as dívidas e controlar os gastos são pontos importantes para conseguir estabilidade financeira, no entanto, não é o suficiente. Você precisa aumentar seus ganhos. Existem várias maneiras de conseguir isso: conseguindo uma promoção, um emprego melhor ou até mesmo investindo em um negócio próprio. É claro! Você sempre pode ganhar na loteria, mas é melhor você não contar muito com isso.