diferença entre faculdade e instituto

Tire todas as suas dúvidas e saiba a diferença entre Faculdade e Instituto

Poucas pessoas sabem a diferença entre Faculdade e Instituto e isso é normal! Hoje em dia são diversos termos que estão aparecendo e precisamos sempre ficar atentos, Faculdade, Universidade, Instituto, Centro Universitário. Você sabe o que são?

Saiba mais.

O que é uma Faculdade

Antes de falarmos sobre a diferença entre faculdade e instituto vamos primeiro falar sobre o que é uma Faculdade. Uma Faculdade é um grande estabelecimento que tem como o seu foco de mercado determinadas áreas do ensino. Por exemplo, a área da saúde, da tecnologia, das ciências humanas, do ensino e por aí vai.

De forma geral as faculdades não oferecem programas de iniciação científica e cursos de extensão. Isso acontece uma vez que as faculdades não possuem autonomia suficiente para criar cursos.

O que é uma Universidade

Quando falamos sobre universidades estamos falando sobre instituições de ensino mais completas. Ao contrário das faculdades, as universidades têm autonomia e, sendo assim, podem criar cursos de pós-graduação e programas de iniciação científica sem pedir autorização do Ministério da Educação (MEC).

Para que uma instituição de ensino seja classificada como universidade é preciso que  o estabelecimento oferte pelo menos quatro cursos stricto sensu de pós-graduação, obrigatoriamente de doutorado. Além disso, é também preciso que pelo menos um terço do corpo docente seja composto por mestres e doutores contratados trabalhando em tempo integral.

Sendo assim, uma universidade pode abrigar várias faculdades.

O que é um Centro Universitário

Sobre os centros universitários, podemos dizer que eles têm mais critérios que as faculdades mas não chegam a ser tão complexos como as universidades. Para que uma instituição de ensino seja um centro universitário é necessário que um terço dos professores sejam mestres e doutores. Além disso, é necessário que ao menos um quinto deles devam possuir contratos de trabalho em tempo integral.

Importante ressaltar que, assim como as universidades, os centros universitários têm autonomia para criar cursos sem pedir autorização do MEC. Também devemos enfatizar o fato de que mesmo que centros universitários e universidades tenham tal autonomia esses cursos são aprovados pelo Ministérios da Educação.

Diferença entre Faculdade e Instituto

Quando falamos de um instituto de educação, estamos falando de uma instituição educacional ligada a uma faculdade ou universidade voltada para fins de pesquisa e ensino superior. Por exemplo, a diferença entre eles é que a faculdade certifica alunos e o instituto faz isso por meio de uma faculdade e não diretamente do próprio instituto.

Por exemplo, aqui no Cotemar quem certifica todos os nossos cursos é a Faculdade Alfamérica! Aproveite e conheça mais sobre o Cotemar, a escola de vencedores.

diferença entre faculdade e instituto

2 Comentários

  1. Ana Maria da Silva disse:

    Boa noite!
    Sugiro que vocês façam também , um artigo explicando a diferença entre
    Declaração/ Certificado/ Diploma. Tem muira gente que nao sabe
    A diferença entre esses3 elementos!

Deixe o seu comentário!