Poucas pessoas sabem a diferença entre Faculdade e Instituto e isso é normal! Hoje em dia são diversos termos que estão aparecendo e precisamos ficar atentos se a instituição é uma Faculdade, Universidade, Instituto ou um Centro Universitário.

É extremamente importante saber que tipo de instituição você está entrando, pois, isso pode interferir diretamente no tipo de formação que você terá. Muitos estudantes entram em uma instituição de ensino com anseios voltados para a iniciação científica, por exemplo, no entanto, nem todas as instituições fornecem esse tipo de serviço. Acompanhe este post e entenda um pouco mais!

O que é uma Faculdade

Antes de falarmos sobre a diferença entre faculdade e instituto vamos primeiro falar sobre o que é uma faculdade. Uma faculdade é um grande estabelecimento que tem em seu foco de mercado determinadas áreas do ensino. Por exemplo, a área da saúde, da tecnologia, das ciências humanas, do ensino e por aí vai.

De uma forma, em geral, as faculdades não oferecem programas de iniciação científica e cursos de extensão. Isso acontece uma vez que as faculdades não possuem autonomia suficiente para criar cursos.

O que é uma Universidade

Quando falamos sobre universidades estamos falando sobre instituições de ensino mais completas. Ao contrário das faculdades, as universidades têm autonomia e, sendo assim, podem criar cursos de pós-graduação e programas de iniciação científica sem pedir autorização do Ministério da Educação (MEC).

Para que uma instituição de ensino seja classificada como universidade é preciso que o estabelecimento oferte pelo menos quatro cursos stricto sensu de pós-graduação, obrigatoriamente de doutorado. Além disso, é também preciso que pelo menos um terço do corpo docente seja composto por mestres e doutores contratados e trabalhando em tempo integral. Sendo assim, uma universidade pode abrigar várias faculdades.

O que é um Centro Universitário

Sobre os centros universitários, podemos dizer que eles têm mais critérios que as faculdades, mas não chegam a ser tão complexos como as universidades. Para que uma instituição de ensino seja considerada um centro universitário é necessário que um terço dos professores sejam mestres e doutores.

Além disso, é necessário que ao menos um quinto deles devam possuir contratos de trabalho em tempo integral. Importante ressaltar que, assim como as universidades, os centros universitários têm autonomia para criar cursos sem pedir autorização do MEC. Também devemos enfatizar o fato de que mesmo que centros universitários e universidades tenham tal autonomia esses cursos devem ser avaliados pelo Ministério da Educação.

Diferença entre Faculdade e Instituto

Quando falamos de um instituto de educação, estamos falando de uma instituição educacional ligada a uma faculdade ou universidade voltada para fins de pesquisa e ensino superior.

Por exemplo, a diferença entre eles é que a faculdade certifica alunos e o instituto faz isso através de uma faculdade e não diretamente no próprio instituto.

Por exemplo, aqui no Cotemar quem certifica todos os nossos cursos é a Faculdade Alfamérica, uma instituição com nota 4 no MEC e com mais de 20 anos de história e tradição.

Não existe pior, ou melhor, quando se trata da modalidade de ensino de uma intuição. O que você precisa avaliar e a qualidade desta instituição e se ela está alinhada aos seus interesses acadêmicos. Toda a sua vivência dentro desta instituição irá compor a sua trajetória profissional. Antes mesmo de escolher a sua instituição de ensino, faça um plano de carreira com metas e objetivos bem definidos. O modelo da instituição escolhida precisa te ajudar a alcançar essas metas e objetivos.

Escolha a melhor instituição de ensino

Há tantos formatos e modelos de instituição de ensino que você pode ficar na dúvida de como escolher a melhor instituição para você. Seja para fazer a sua graduação ou pós-graduação, alguns fatores precisam ser observados para que você estude em uma instituição de alto nível.

Em primeiro lugar, avalie a qualificação dos docentes que ministram aulas na instituição. Acredite, quanto melhor a formação do corpo docente, melhor será a formação do estudante. Descubra também se o curso oferecido pela instituição é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e quais foram às notas recebidas no Exame Nacional de desempenho do estudante (ENADE). Busque referências também com amigos, familiares e ex-alunos.

Conheça o Instituto Cotemar

Assim como a sua faculdade certificadora, o Cotemar possui mais de 20 anos de história e tradição. O instituto tem como proposta a capacitação profissional com qualidade e baixo investimento através de cursos de pós-graduação, segunda graduação (licenciatura) e obtenção de novo título (bacharelado) na modalidade de educação a distância. Nossos cursos de 2ª Graduação são destinados aos portadores de diploma de nível superior, que desejam uma graduação em licenciatura. Já os cursos de Obtenção de Novo Título garantem uma nova graduação de bacharelado.

Os cursos de Pós-graduação lato sensu garantem especialização de qualidade nas áreas de humanas, exatas e biológicas. Além disso, o Cotemar conta com uma equipe de gestores educacionais com anos de expertise na área e suporte pedagógico prontos para auxiliar os estudantes em qualquer tempo. São mais de 50 colaboradores e mais de 400 parceiros/gestores em todo Brasil.