Quando você está finalizando a faculdade vem à preparação do tão temido TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. Trata-se de um trabalho difícil e que requer muita dedicação e atenção por parte do aluno. Os professores são muito exigentes quanto a sua elaboração e conclusão. É preciso que o aluno se dedique ao máximo para entregar um trabalho perfeito.
Se você deseja fechar com chave de ouro essa fase da sua vida, preste atenção nestas dicas para fazer um TCC de qualidade atendendo a todas as exigências do seu orientador.

Pesquise tudo sobre o assunto

Todo TCC começa com uma pergunta que deve ser respondida ou contestada. Para isso será necessário que você consulte os principais autores da área. Antes mesmo de começar a escrever algo, você precisa ter uma boa base de pesquisa sobre o tema.
Avalie estudiosos nacionais e internacionais. A ideia é fazer um paralelo entre essas obras para realizar a sua conclusão. O levantamento de obras literárias relativas ao seu tema de estudo deve ser realizado com no mínimo um de antecedência.

Fique atendo ao orientador  

Todas as fases do trabalho devem passar pelo crivo do orientador. Até mesmo a escolha do tema de estudo. Além de evitar retrabalho o orientador por dar a você um norte sobre as principais obras que devem ser consultas.
Já na fase de desenvolvimento do texto do TCC, deixe que ele avalie as primeiras páginas e diga se você está ou não no rumo certo.

Evite distrações


O mundo moderno apresenta tantas coisas para ver e fazer que fica difícil se concentrar em alguma coisa. As redes sociais, os amigos, a família, ou seja, tudo pode tirar a sua atenção. Nesta hora é preciso ter foco para seguir o seu planejamento e se dedicar totalmente ao desenvolvimento do seu TCC.
Sei que isso pode parecer radical, mas pense que é por pouco tempo. O ideal é dedicar um tempo certo para cada coisa em sua vida. Determine, por exemplo, o tempo que se dedicará às redes sociais e evite ultrapassar este tempo.

Siga as normas da ABNT

Outra maneira de evitar retrabalho é desenvolver o texto já dentro das normas da ABNT. As normas da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram criadas para padronizar os trabalhos, facilitando sua leitura e compreensão. 
Essas normas são o terror para a maioria dos estudantes que a consideram ultrapassadas e irrelevantes, porém, elas fazem parte do jogo e a sua nota vai depender da sua aplicação. Para facilitar a sua vida conheça muito bem essas regras e desenvolva o texto do seu trabalho já dentro destas normas.

Leia e releia o seu TCC

Fase final do trabalho basta agora fazer os arremates. A última dica para fazer um TCC de qualidade é ler e reler o trabalho quantas vezes forem necessárias. Quando desenvolvemos um texto, temos a tendência de ler corretamente termos escritos de forma errada, pois, a nossa visão está viciada. Por isso, deixe o trabalho de molho um pouco, troque a fonte e aumente o tamanho da letra para fazer a releitura. Desta forma, será mais fácil visualizar erros. 
 dicas para fazer um TCC