Curso de Assessoria de Imprensa: conheça as vantagens desta especialização

O mercado da comunicação é muito amplo e garante grandes oportunidades aos estudantes que estão iniciando as suas carreiras no mercado. Há pouco tempo um profissional formado em jornalismo tinha as grandes mídias como o seu único foco de trabalho.

Com a necessidade de se dar uma resposta profissional a estas mesmas mídias, criou-se às assessorias de imprensas. Esse campo de atuação vem crescendo ano após ano ampliando as oportunidades para os profissionais do setor. Acompanhe este post e conheça um pouco mais sobre o curso de assessoria de imprensa.

Assessoria de imprensa

Trata-se de um canal de comunicação entre as empresas e as mídias que pode ser realizado tanto por um jornalista quanto por um profissional de Relações Públicas.

Seu principal objetivo é fortalecer a imagem de uma empresa, produto ou marca através das informações enviadas à imprensa. O assessor de imprensa precisa ter um excelente relacionamento com os jornalistas, sendo considerado um diferencial possuir o contato direto dos jornalistas das grandes empresas.

Desta forma, ele terá mais facilidade de disseminar as notícias que interessam a empresa. Para o jornalista, o trabalho de assessoria também é muito importante, pois agiliza o seu trabalho de apuração com respostas oficiais de eventos de grande importância para a mídia.

Principais funções

Conheça as principais atividades de um assessor de imprensa:

  • Garantir um relacionamento confiável com os meios de comunicação para se tornar uma fonte de informação constante;
  • Deixar a imprensa ciente de todos os assuntos pertinentes aos meios, seja regional, nacional ou internacional, garantindo uma boa imagem do assessorado;
  • Instruir membros da empresa sobre as questões técnicas de como lidar com a imprensa em geral;
  • Desenvolver mecanismos de controle e mensuração de resultados, através de relatórios de menções sobre o assessorado ou pautas que foram divulgadas em meios de comunicação.

Mercado de trabalho

O assessor de imprensa pode atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte  ou como profissional autônomo. Quanto maior for sua aproximação e credibilidade junto aos órgãos de imprensa, maior será o seu valor como profissional. Isso se deve ao fato que ele terá mais facilidade de divulgar uma notícia através dos seus contatos. A média salarial do assessor de imprensa varia entre R$ 2.200.00 e R$ 3.500,00. Já as horas trabalhadas variam entre 5 e 7 horas.

Curso de assessoria de imprensa

O curso de assessoria de imprensa do Cotemar tem por objetivo capacitar o estudante para atuar tendo em vista as relações humanas e a ética profissional. Além de conhecimentos relativos a todas as leis da comunicação social, o aluno terá conhecimento acerca das novas práticas no universo digital. A pós-graduação em assessoria de imprensa tem uma visão ampla da assessoria abordando conhecimentos de comunicação publicitária e marketing. O curso tem duração de dezoito meses podendo ser concluído em apenas seis meses.

Curso de assessoria de imprensa