A maioria das pessoas acham que para falar em público é preciso dom ou talento. Decerto que isso ajuda muito, mas é possível utilizar técnicas que farão de você um verdadeiro “senhor” da oratória. A primeira coisa que precisa ter em mente, é que tudo em você pode ser aprimorado ou reinventado. Com treino e dedicação o que você não fazia antes, passa a fazer com maestria.
E acredite! As pessoas vão jurar que você nasceu para isso. Acontece assim, quando você se dedica e estuda a arte da oratória. De repente você vai perceber que as pessoas estão atentas ao que você tem a dizer e o melhor, querem mais! Acompanhe este post e descubra como melhorar a oratória e encantar o seu público.

Como melhorar a oratória

Imagina a cena. Uma pessoa parada no centro de um palco, olhando para o chão, com o corpo encurvado e com um tom baixo e trêmulo na voz. Acha que essa pessoa conseguirá despertar o interesse dos seus ouvintes? Pois, é justamente o contrário a isso que precisa ser feito.
Tome cuidado com a sua postura, pois você precisa dar uma boa primeira impressão. No momento em que você entrar no local da apresentação, demonstre personalidade, tranquilidade e domínio do espaço. Mantenha uma postura corporal ereta e confiante, desta forma você mostrará que sabe o que está fazendo.

Preste atenção aos detalhes

Lembre-se! O corpo fala e tudo que você tem a dizer será dito pela sua maneira de andar, gesticular e até mesmo de respirar. Sendo assim, mantenha a postura ao caminhar em frente ao seu público. Mostre que você domina aquele lugar e se sente a vontade em  frente a eles.
Para liberar a ansiedade caminhe com tranquilidade e elegância ditando o ritmo da palestra. Gesticular também pode ajudar, sendo assim não mantenha as mãos no bolso e não cruze os braços.  A ideia é construir um imaginário, através dos seus gestos, frente aquilo que você está falando.

A influência do olhar

Você já conversou com alguém que não te olha nos olhos? É terrível não é mesmo? A sensação é a mesma durante uma palestra. Não evite olhar das pessoas e não olhe para o teto ou para baixo.  Olhe para frente, pois desta forma você aumentará a credibilidade do que está falando demonstrando que não tem medo de olhar nos olhos das pessoas.
Se a plateia for grande não terá como olhar nos olhos de todos, desta forma olhe para pequenos grupos e passe o olhar de pessoa em pessoa. Quando você olha para um ponto da plateia, todos naquele ponto ficarão com a impressão que você está olhando diretamente para ele.

Conhecimento e preparação

Se você quer descobrir como melhorar a oratória precisa ter em mente que conhecimento é tudo. Afinal, todos querem ouvir quem tem algo a dizer. Para se transformar em um grande orador, você precisa ter o conhecimento como base. Isso lhe dará segurança e a credibilidade que precisa. O Cotemar possui vários cursos de pós-graduação que darão a você a base que precisa para se destacar como orador.
Especificamente na área da oratória temos a pós-graduação em Comunicação e Oratória e a Pós em Retórica e Oratória que têm como objetivo capacitar profissionais com técnicas de aperfeiçoamento da comunicação oral estimulando a expressividade e o impacto da comunicação nas relações de trabalho. Objetiva-se também ampliar técnicas de comunicação verbal e não verbal como estratégia de marketing pessoal para atuação em diferentes áreas como: treinamento, consultorias em coaching de comunicação.
Como melhorar a oratória