Todos os anos os professores buscam as melhores estratégias para envolver e ampliar o aprendizado das crianças em sala de aula. O pré-primário é uma época muito importante na vida estudantil da criança, pois são nas primeiras séries da escola infantil que se desenvolve a paixão pela aprendizagem.
Com o acesso, cada vez mais precoce as tecnologias digitais, fica difícil envolver os alunos em outras atividades. Exatamente por isso, o Cotemar vai dar a você 10 dicas incríveis que vão envolver os seus alunos com atividades de educação infantil que fazem muito sucesso com a garotada. Acompanhe!

Atividades de educação infantil

Quem não gosta de brincar, rir e pular com os amigos, não é mesmo? Essas atividades fazem bem para o corpo e para alma. Não é atoa que as melhores lembranças de uma pessoa estão na infância. Por se tratarem de práticas lúdicas, as atividades de educação infantil tem o poder de educar brincando. Essas dinâmicas devem fazer parte da rotina da criança criando uma atmosfera leve e contagiante.

1º Utilize cantigas  

Faça sessões de músicas e dê preferência para aquelas que forem as favoritas das crianças. Cante músicas com seus alunos e incentive-os a cantar juntos. Esta atividade ajuda a promover a identificação da memória e das palavras.
Alguns pesquisadores afirmam ainda que a música tem o poder de desenvolver a fala, a dicção e a coordenação motora. Exatamente por isso, existem uma infinidade de brinquedos que emitem sons. Além de estimular a musicalização da criança as cantigas também auxiliam na expressão corporal, no foco e no contato com outras pessoas.

2º Pratique jogos utilizando o alfabeto

As crianças se sentem desafiadas com os jogos e esse clima de competição pode e deve ser utilizado no aprendizado. Peça aos seus alunos que identifiquem o alfabeto exposto em cartas. Divida a turma em equipes e premie quem conseguir adivinhar mais alfabetos.
Esta atividade fará com que eles desenvolvam a leitura e facilitará a compreensão e interpretação de textos nas séries seguintes.

3º Pratique formas e cores

Para auxiliar no aprendizado de formas e cores você pode realizar brincadeiras que utilizam encaixes e adivinhações. Mostre a eles que as cores e as formas estão a nossa volta e peça a eles que as identifique. Na prática, você pode colocar as formas coloridas em uma caixa e peça que um aluno pegue uma peça. Peça a ele que identifique algumas coisas no ambiente que tenha aquela forma ou cor.   

4º Utilize tecnologias

As crianças se envolvem com a tecnologia cada vez mais cedo. Já é possível ver crianças de apenas um ano, brincando no celular e interagindo com jogos. Assim sendo, as escolas não podem ficar de fora desta realidade. A tecnologia pode ser um ótimo aliado para desenvolver atividades de educação infantil e melhorar o aprendizado de seus alunos.
Você pode fazer uso de TV’s para exibir programas educativos para reforçar a aprendizagem de números, cores, alfabeto, por exemplo. Você também pode disponibilizar computadores, tablets ou celulares para ter acesso a jogos, músicas e atividades educativas.
 

5º Desenho e pintura a dedo


Que criança não gosta de se sujar não é mesmo? As pinturas com dedo proporcionam um momento de liberdade criativa de extrema importância. As cores e as mãozinhas sujas já são o suficiente para divertir a garotada e estimular a criatividade.
Distribua tubos de guache e folhas em branco para cada aluno e deixe que eles façam o que quiserem. Aos poucos proponha a criação de imagens específicas no contexto do que está sendo estudado em sala de aula.

6º Visite locais interessantes

Faça excursões para diferentes locais, onde as crianças poderão interagir com outros ambientes como zoológicos, museus, bibliotecas ou uma área rural para estimular a curiosidade.
Faça perguntas e explore as suas reações. Essas aventuras podem representar  grandes experiências de aprendizado para seus alunos. Essa é uma excelente oportunidade para ampliar a visão de mundo e a interação com outras crianças e com a natureza. Você também pode trazer a matéria estudada em sala de aula para esse ambiente, mostrando, na prática como a natureza, a cultura e a ciência se desenvolvem.

7º Ofereça jogos interativos

Ofereça jogos interativos e coletivos, e aqueles que incentivem o trabalho em equipe e a resolução de problemas e a criatividade. Para alunos menores, você pode utilizar jogos com blocos para construir diferentes formas, mas se seus alunos forem maiores, com idade entre 7 a 10 anos, você pode envolvê-los em jogos de tabuleiro, enigmas e jogar pique e esconde.
Através dos jogos interativos os professores podem ensinar matérias como o português, ciências, biologia e a matemática. A grande vantagem de se aprender brincando é que o aprendizado se faz de uma maneira descontraída ampliando a capacidade de absorção do conteúdo.

8º Teatro de fantoches

As brincadeiras com teatro de fantoches são uma excelente opção para estimular a criatividade e a imaginação. Ao incorporar vozes, manias e comportamentos dos personagens, essas crianças se veem em um novo mundo onde tudo é possível. Convide pais, amigos e professores para assistirem as apresentações.

9º Jogo de adivinhação

A garotada se diverte com essa atividade. É muito legal! No jogo de adivinhação você pode trabalhar os verbos, emoções e identificação de animais. Através dos gestos de um aluno os demais alunos devem adivinhar o que ele está falando.  Divida a turma em equipes. Vence quem fizer mais adivinhações.

10º  Massa de modelar

A massa de modelar também tem a capacidade de estimular a imaginação, pois com ela a criança pode criar esculturas de bichinhos, pessoas ou qualquer outra coisa que desejar.
A manipulação de massinhas também auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e exercita a musculatura das mãos. Utilize massinhas  em diferentes cores para que a criança consiga detalhar melhor as suas criações. No final desta atividade, você pode fazer uma exposição dessas esculturas. 
Se você gostou deste artigo que fala sobre atividades de educação infantil , deixe o seu recado nos comentários ou compartilhe esse material em suas redes sociais.
atividades de educação infantil