Descubra agora a importância da sustentabilidade para o seu futuro

Quando olhamos um por sol, sentimos a brisa da manhã ou observamos a grandiosidade e a beleza das cachoeiras, temos a impressão que tudo isso jamais se acabará. Todas as previsões catastróficas de cientistas e pesquisadores ficam distantes e inconsistentes, mas essas previsões são reais e mais próximas do que imaginamos.

O mundo está sofrendo e nós sofreremos com ele se não entendermos a importância da sustentabilidade e o papel de cada um de nós na preservação ambiental. Acompanhe este post e entenda um pouco mais!

Sustentabilidade ambiental

Segundo a CMMAD (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) a sustentabilidade ambiental é a capacidade dos ecossistemas de se manterem diante das agressões humanas.

Isso só será alcançado através da limitação dos combustíveis fósseis e dos recursos não renováveis e a redução do volume de resíduos e de poluição. Outro fator que contribui para um desenvolvimento sustentável é a intensificação em pesquisas de tecnologias limpas.

A importância para o mundo

O desenvolvimento sustentável pode garantir a preservação ambiental para as gerações futuras. Os recursos naturais estão sendo degradados ao longo da existência humana através da queima de combustíveis fósseis, descarte de lixo e esgoto em rios e mares, crescimento desordenado, gestão hídrica inadequada, a destruição de matas e florestas, dentre outras ações degradantes.

Tudo isso tem provocado o aumento no aquecimento global que é a mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. Se a sustentabilidade ambiental não for encarada pela sociedade como um ato de vida ou morte iremos sofrer com enchentes, tempestades e secas sem precedentes.  

Educação e sustentabilidade

A educação tem um papel importantíssimo no processo de conscientização da população. É preciso mostrar às gerações futuras e atuais a importância da sustentabilidade. A base deste processo, no entanto, está na capacitação dos nossos professores e profissionais da área ambiental. Eles são a base do conhecimento e podem estimular em nossas crianças e adolescentes o pensamento crítico acerca da importância da sustentabilidade para preservação ambiental. O Cotemar entende o papel destes profissionais no processo de preservação ambiental e, por isso, desenvolveu 12 cursos de pós-graduação na área de Meio Ambiente que dão aos docentes e demais profissionais as armas necessárias para disseminar o conhecimento acerca da importância da sustentabilidade.

Em especial podemos citar a Pós-graduação em Meio ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade que habilita o profissional para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

Leis de sustentabilidade ambiental

As leis de sustentabilidade ambiental são extremamente importantes no processo de preservação e devem ser obedecidas por toda a sociedade. Dentre as leis brasileiras vigentes atualmente podemos destacar a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente 1981 que define que o poluidor é obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente da culpa e que o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente.

Já a lei de crimes ambientais de 1998 possibilita a penalização das pessoas jurídicas no caso de ocorrência de crimes ambientais estipulados pela própria lei. Temos ainda o novo Código Florestal Brasileiro de 2012 que prevê a proteção da vegetação nativa.

 a importância da sustentabilidade

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!