A pedagogia é uma área de atuação extraordinária, pois a sua essência está relacionada às funções pensantes voltadas para a promoção de uma educação de qualidade.

A sua atuação vai muito além da repetição das práticas didáticas vigentes, sendo capaz de criar  formas de ver e fazer a educação, se tornando um agente vital de transformação da realidade social.

O que muitas pessoas não sabem é que a atuação de um pedagogo não se limita a uma sala de aula, sendo extremamente atuante nas áreas: hospitalar, empresarial, consultoria e coordenação acadêmica. Acompanhe este post e conheça melhor as áreas de atuação da pedagogia e como se qualificar.

Entenda o que é pedagogia

A pedagogia é considerada um conjunto de saberes da educação enquanto fenômeno social e humano. Essa ciência utiliza um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias de ensino para transferir o conhecimento. Além disso, a pedagogia estuda e trabalha assuntos relacionados a gestão escolar. No entanto, a sua atuação vai muito além da escola. Confira:

Coordenação e Supervisão

A atuação do pedagogo é extremamente marcante nos cargos de gestão, direção e liderança em instituições de ensino. As suas ações estão voltadas para a busca de uma educação de qualidade e para alcançar este fim, o gestor pedagógico se transforma em um articulador capaz de envolver a equipe escolar, estudantes e a comunidade.  

Embora o dia a dia do gestor o envolva em questões meramente burocráticas como a conferência da merenda, controle de limpeza e a disciplina de alunos, cabem ao gestor o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que garantam a formação da equipe, a criação de processos educacionais e o desenvolvimento de conceitos pedagógicos capazes de ampliar o aprendizado.

Pedagogo Educador

O pedagogo educador atua de forma dinâmica no cenário escolar e possui a dura missão de transmitir conhecimento, de forma a preparar o aluno para vida, estimulando o pensamento crítico. Neste contexto, o pedagogo se torna a inspiração capaz de trazer fôlego e esperança ao futuro de crianças e adolescentes. Além disso, possui um importante papel na construção de novas técnicas e linhas pedagógicas capazes de superar barreiras educacionais e sociais.

Consultoria e assessoria educacional

Organizações empresariais, institutos e instituições de ensino frequentemente precisam do auxílio de profissionais especializados em resolver problemas relacionados a projetos de desenvolvimento profissional e capacitação de equipes.

Contratar um consultor educacional acaba se tornando uma excelente opção para as organizações, pois garante a qualidade dos serviços prestados e a otimização dos recursos investidos. Algumas vagas são extremamente difíceis de serem preenchidas dada ao nível específico de formação que a função exige. Treinar o colaborador acaba por se tornar a solução mais eficaz. Neste caso, a consultoria auxilia na elaboração destes cursos.

Pedagogia empresarial

Cabe ao pedagogo a busca constante por metodologias que garantam a melhor absorção do conhecimento. Neste contexto, o pedagogo se apropria de todas as informações necessárias para desenvolver o potencial profissional das equipes empresariais.

A sua área de atuação dentro da empresa pode ser variada, dependendo dos objetivos de cada setor. No entanto, na maioria das vezes o profissional licenciado em pedagogia desenvolve projetos dentro dos setores de recursos humanos, sendo um braço forte em projetos de capacitação profissional criando e ampliando habilidades.

As empresas investem em pedagogia empresarial por vários motivos, entre eles estão: a retenção de talentos, a busca por lealdade corporativa, o aumento de produtividade, a disseminação da cultura empresarial e a formação de líderes.

Pedagogia hospitalar

A pedagogia hospitalar assume um papel humano de extrema relevância social. Quando crianças e adolescentes adoecem, elas perdem muito mais do que aulas, perdem o convívio com amigos e professores, fazendo com que se sintam sozinhas e deprimidas. Este estado emocional pode agravar a saúde do paciente.

Neste contexto, a pedagogia hospitalar surge oferecendo uma assessoria diferenciada, desenvolvendo atividades lúdicas que envolvem brincadeiras para ampliar o saber e aliviar o sofrimento.

Formação e especialização

Para iniciar uma graduação em pedagogia você precisa ter completado o ensino médio. O curso dará a você a licença para lecionar e gerir uma escola.  Se você já possui uma graduação bacharelado, também pode se licenciar em pedagogia através de uma 2ª graduação em Pedagogia. Esse tipo de formação é extremamente interessante para quem deseja ampliar a sua linha de atuação.

O pedagogo pode ainda se especializar fazendo uma pós-graduação de alta qualidade que possa direcionar a sua carreira para a área que deseja atuar. Entre essas áreas podemos destacar:

  • Gestão e Organização Escolar;
  • Coordenação Pedagógica e Planejamento;
  • Ludopedagogia;
  • Neuropsicopedagogia.

Se você deseja crescer nesta promissora área de atuação, o Cotemar quer estar com você nesta caminhada. Conheça os nossos cursos de 2ª graduação, Complementação Pedagógica e pós-graduação. Faça agora mesmo a sua inscrição. Ligue (31) 2522-7111 e converse com um de nossos consultores educacionais.