capa

Você sabe como fazer networking com eficiência? Descubra aqui!

Fazer networking tem mais relevância para algumas profissões do que outras, mas ele nunca é dispensável. Enquanto vendedores e consultores o utilizam para gerar novos negócios, profissionais da área da educação cultivam suas redes de contato para manterem-se atualizados e buscarem novas oportunidades de trabalho.

Mas se é verdade que todo profissional obtém benefícios de suas relações no mercado de trabalho, também é verdadeiro que nem todos sabem como fazer networking com eficiência.

Quer descobrir como expandir e gerenciar seu networking para gerar novas oportunidades sem que isto pareça uma atitude interesseira e superficial? Então confira nesse post algumas dicas certeiras que vão te ajudar nessa tarefa.

O que é networking?

O termo em inglês que foi incorporado no vocabulário corporativo significa “fazer/ter uma rede de contatos profissionais”.

Ou seja, fazer networking significa cultivar relações profissionais nos mais diversos ambientes com o intuito de usufruir ou proporcionar novas oportunidades e experiências de trabalho. Não se trata de uma via única de interesse, nem de uma agenda cheia de contatos escritos, mas sim uma rede de profissionais que podem contribuir uns com os outros.

Quais são os benefícios de uma boa rede de contatos?

quais são os benefícios de uma boa rede de contatos Você sabe como fazer networking com eficiência?

Cultivar uma rede de contatos desde os primeiros passos no mercado de trabalho e até mesmo durante a formação acadêmica pode trazer uma série de benefícios, dentre eles:

Desenvolvimento de habilidades interpessoais

Algumas pessoas são tímidas e retraídas, mas reconhecendo a importância das relações profissionais, desenvolverão suas habilidades de relacionamento interpessoal.

Agenda e rotinas organizadas

Fazer networking requer organização, e o profissional desenvolverá o hábito de planejar seus eventos e manter seus contatos atualizados regularmente.

Novas oportunidades de desenvolvimento profissional

Um networking bem feito proporcionará a chance de mostrar a outros profissionais seu potencial, gerando novas oportunidades de crescimento.

Quais são as estratégias para fazer um networking eficiente?

Um networking eficiente deve estar em conformidade com o plano de carreira que o profissional tem traçado, mas não deve se engessar apenas neste sentido.

Como o networking também é válido para conectar outros profissionais, a diversidade de contatos na área de atuação ou similares é muito válida.

Existem também alguns cuidados que você deve tomar ao construir uma rede de contatos:

Valorize todos os contatos

Contatos da área são muito importantes, assim como as relações com profissionais reconhecidos no mercado.

Mas lembre-se que todos os contatos são valiosos, inclusive os acadêmicos. Eles podem ser potenciais parceiros para um crescimento em conjunto ou para gerar conexões com outras empresas.

Enxergue todas as oportunidades de networking

Não existe um local certo para fazer networking. Feiras, congressos, cursos, palestras e o próprio ambiente de trabalho são os mais tradicionais, mas não os únicos.

É preciso também atuar de maneira educada e respeitosa. Em ambientes descontraídos e sem o foco profissional, a abordagem deve ser despretensiosa.

Mantenha um registro eficiente

Anotar nomes e telefones não é o suficiente. É preciso fazer um registro detalhado, com dados que podem servir de gancho para novos contatos e até mesmo para propor trabalhos.

Caso saiba que um colega está se mudando de cidade para um novo emprego, ligue para saber se precisa de algo ou se tiver uma indicação de algum serviço interessante na cidade. Isto demonstrará atenção com o novo momento.

Faça contatos regulares

Assim como é importante ter um bom registro, é preciso alimentá-lo e manter os contatos frequentes. Isso fará com que as ligações não soem interesseiras.

Além disso, considere sempre os contatos presenciais; eles têm muito mais valor nos dias de hoje.

Conecte-se com outros profissionais

Considere que sua rede de contatos não serve apenas para seu benefício próprio. Caso reconheça uma oportunidade de conectar dois profissionais, por exemplo, não hesite em fazer isso. Essa é uma dica valiosa sobre como fazer networking.

Independentemente da área de atuação, saber como fazer networking é fundamental para o sucesso profissional. Essa estratégia auxilia os profissionais a conquistarem novas oportunidades e também ficarem atentos em como seus concorrentes estão se mantendo competitivos e atualizados.

Você acredita que, além de bons parceiros, seu networking também possui potenciais concorrentes? Conhece outras dicas sobre como fazer networking? Não deixe de comentar e compartilhar conosco sua opinião.

pós-graduação a distância o que é e como funciona