Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Depois de 4 ou 5 anos de faculdade, chegou a hora de enfrentar o mercado de trabalho, certo? Bem, nem sempre funciona dessa forma. Hoje em dia, nem mesmo os profissionais que já atuam há algum tempo no mercado escapam da necessidade de dar continuidade ao desenvolvimento de seus conhecimentos e da aquisição de novos potenciais para alavancar a sua carreira. E uma das melhores formas de se conseguir isso é fazer uma pós-graduação.

Cursar uma especialização, por mais acessível que seja, deve ser algo bem planejado. Escolher um curso de pós-graduação em meio ao leque de opções que temos atualmente não é uma tarefa fácil. Por isso, deve-se avaliar qual o tipo de pós-graduação que vai realmente agregar valor à sua carreira.

Além disso, você deve considerar as suas condições financeiras e o tempo que tem disponível para os estudos e, principalmente, se atentar quanto às necessidades de desenvolvimento dentro do seu atual emprego ou de uma vaga almejada.

Todo novo processo gera mudanças e, por isso, pensar em uma qualificação é um desafio que vai ter seus riscos, mas, se bem planejado, as vantagens que virão vão ser ainda maiores. Enfrentar os desafios é necessário para o efetivo desenvolvimento de competências que vão agregar valor ao seu currículo.

Pensando em todos esses pontos, preparamos neste post algumas questões que devem ser consideradas na hora de fazer uma pós-graduação. Aqui você aprenderá a identificar as modalidades de pós-graduação a distância autorizadas pelo MEC, levantando as principais vantagens e benefícios, além dos desafios de se fazer uma pós-graduação.
Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Identifique a modalidade ideal para você

A pós-graduação pode acontecer em diferentes modalidades, entre as quais destacamos o MBA (Master in Business Administration) e a especialização. Estes tipos de curso são denominados pós-graduação lato sensu, do latim “sentido lato, amplo”, e são ofertados em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Por outro lado, os cursos de mestrado e doutorado são chamados de pós-graduação stricto sensu, “sentido estrito”, e também possuem formações em diversas áreas. O foco principal do mestrado e do doutorado é em pesquisas, por isso a maior parte destes pós-graduados se mantém no meio acadêmico, como pesquisadores e professores universitários.

Já os cursos de especialização são mais amplos e têm como objetivo o aperfeiçoamento de determinada área ou de determinadas habilidades do aluno já graduado, ampliando seus conhecimentos específicos para a atividade profissional.

O MBA é uma opção ainda mais específica, focada no aperfeiçoamento de profissionais das áreas de negócios e gestão, para quem quer aprimorar sua carreira, compartilhando suas experiências no mercado de trabalho em busca de novos meios e soluções para diferentes problemas gerenciais. Como o próprio nome diz, trata-se de um curso de formação de executivos, por isso, é ideal para quem busca por cargos gerenciais ou direções de grandes organizações.

Analise os benefícios de fazer uma pós-graduação

O que faz de uma pós-graduação um diferencial na formação de um profissional é a busca, cada vez maior, do mercado de trabalho por profissionais qualificados. Existem diferentes motivações para que você opte por continuar seus estudos, entre as quais estão o aumento de salários, a promoção dentro da atual empresa ou a busca por um emprego novo, a atualização na área de atuação e as pontuações extras concedidas em nomeações para cargos públicos.

Entre os diversos benefícios de se especializar, destacamos, para quem vai optar por uma pós-graduação a distância, algumas vantagens específicas dessa modalidade:

  1. A curta duração dos cursos, que geralmente fica em torno de 6 meses a 1 ano e meio.
  2. Os valores mais acessíveis, por serem cursos que acontecem, em sua maioria, online, os custos para a instituição são menores, portanto, as mensalidades são bem mais em conta.
  3. Não há necessidade de deslocamento até a instituição de ensino, economizando tempo e dinheiro com transportes.
  4. A flexibilidade de criar seus próprios horários de estudo, conciliando com seus demais afazeres.

Ser organizado é essencial para que os resultados de uma pós-graduação sejam positivos, tanto para a aquisição de aprendizados quanto para o desenvolvimento da carreira. Aproveite a flexibilidade dos cursos a distância para criar planos de estudo que se encaixem em sua rotina.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Saiba por que investir em uma pós-graduação a distância

Já entendemos até aqui que é preciso ir além da graduação e que uma pós-graduação pode trazer inúmeros benefícios para que você se destaque no meio profissional. Assim, se você ainda se encontra em dúvida quanto a investir em uma pós-graduação, vamos explorar mais alguns bons motivos.

O investimento financeiro é bem menor quando você faz opção por um curso a distância e o possível retorno é uma progressão salarial ou maior reconhecimento dentro da empresa.

Atualmente, temos um mercado de trabalho abarrotado de pessoas graduadas. Portanto, somente a graduação deixou de ser um diferencial para quem quer se sobressair na sua atuação profissional. Uma pessoa que procura se atualizar por meio de uma pós-graduação desenvolve competências básicas para se destacar entre os demais profissionais de sua área, entre as quais destacamos as características geralmente adquiridas por quem opta pelo ensino a distância:

  1. Melhor atuação em trabalhos em equipe.
  2. Mais desenvoltura na comunicação por meio da oralidade e da escrita.
  3. Autonomia de aprendizagem e ações dentro da empresa.

Explore e enfrente os desafios da pós-graduação

O maior desafio de quem procura por uma pós-graduação é a questão da disciplina. Uma pós-graduação a distância vai exigir que o estudante assuma responsabilidades, pois ele será o principal agente de seu processo de aprendizagem. A flexibilidade proporcionada por cursos a distância não deve tirar a importância e a responsabilidade de quem quer ampliar seus conhecimentos.

A autonomia desenvolvida com a disciplina e o foco vão preparar você para os desafios do mercado de trabalho e ajudarão a encarar com mais propriedade as mudanças constantes em nossa sociedade. Enfim, é preciso acreditar que vale a pena fazer uma pós-graduação, pois os benefícios estão aí, o que você precisa fazer é se dedicar e ter foco, assim, eles logo serão um retorno positivo para sua carreira.

Quer acompanhar essa e outras dicas sobre a pós-graduação no Brasil? Curta nossa página no Facebook.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?