capa

Recolocação profissional: tudo o que você precisa saber

Diariamente nos deparamos com notícias sobre as crises econômica e política que afetam a geração de empregos em nosso país. Com mais profissionais à disposição para voltar ao mercado de trabalho, a recolocação profissional pode se transformar em um caminho longo e difícil, que exige resistência de quem vai enfrentá-la.

Pensando nisso, selecionamos 9 dicas para você se recolocar profissionalmente e iniciar uma nova fase em sua carreira. Vamos conferir?

1. Frequente cursos, feiras e palestras

frequente cursos feiras e palestras Recolocação profissional: tudo o que você precisa saber

Esteja presente entre os profissionais da sua área de atuação. Para isso, frequente cursos, feiras e palestras onde esses profissionais se encontram. Além de fazer novos contatos que podem lhe render oportunidades, você se mantém atualizado com as novidades do seu segmento.

2. Reflita sobre os seus objetivos profissionais

O que você fazia antes da demissão era o que te proporcionava prazer profissional? Aproveite esse momento para refletir sobre os seus objetivos profissionais, pois esta é a ocasião ideal para guinadas na carreira. Relembre sua carreira profissional e adote uma postura positiva para a fase que está por vir.

3. Atualize e divulgue o seu currículo

atualize e divulgue o seu currículo Recolocação profissional: tudo o que você precisa saber

Depois que repensou sobre os seus objetivos profissionais, chegou o momento de atualizar seu currículo. Adapte-o para os seus objetivos atuais, inclusive alguma vaga específica que desejar. Após isso, divulgue o seu currículo no LinkedIn, nos sites de vagas de emprego e nas demais redes sociais que possuem grupos específicos que divulgam oportunidades.

4. Cadastre-se nos sites de emprego

Nem sempre será possível anexar o seu currículo pronto nos sites de emprego, pois a maioria deles exige um cadastro próprio. Organize a sua agenda e faça uma força-tarefa durante um período do seu dia para preencher todos os cadastros. Entre os sites que podemos destacar estão Catho, Vagas.com, Empregos, Trampos, InfoJobs e Curriculum.

5. Jamais se vitimize

Durante o período de recolocação profissional, jamais se vitimize, e sempre assuma uma postura de protagonista diante da situação. Esse é o momento em que você olha para frente, enxerga oportunidades e se coloca disposto a emanar boas energias, foco e uma busca constante por resultados positivos.

6. Prepare-se para as entrevistas

prepare-se para as entrevistas Recolocação profissional: tudo o que você precisa saber

As entrevistas são o próximo passo desse processo de recolocação profissional. Esteja com o visual sempre impecável e, para cada entrevista que você for chamado, pesquise muito sobre a atuação da empresa.

É importante que você chegue preparado para suas entrevistas, pois o conhecimento em relação a empresa que oferece a vaga é fundamental para você se destacar entre outros candidatos.

7. Faça networking

Ao longo do seu processo de preparação para se recolocar profissionalmente, aproveite para fazer networking. Nutra o relacionamento com ex-colegas de trabalho, profissionais da área, professores, profissionais de recursos humanos e outros que possam te ajudar a se manter atualizado tanto em relação a sua profissão quanto sobre as vagas que estão disponíveis.

8. Coloque os idiomas em dia

Saber ler, falar e escrever em outros idiomas além do materno é algo fundamental hoje em dia. O mercado globalizado exige, cada vez mais, profissionais conectados com outros idiomas e as demais culturas mundo afora. Aproveite para atualizar ou aprender novos idiomas para se destacar entre os candidatos a uma vaga.

9. Faça um curso de graduação ou de pós-graduação

Por fim, durante esse processo de recolocação profissional, estude a possibilidade de fazer uma nova graduação ou pós-graduação, pois dessa forma, você poderá adquirir os conhecimentos necessários para alcançar o seu objetivo. Qualifique-se profissionalmente!

Gostou das nossas dicas para se recolocar profissionalmente? Deixe o seu comentário no post e nos conte como está sua busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

pós-graduação a distância o que é e como funciona