ead4

Pós-graduação EAD x Pós-graduação Presencial: conheça as principais vantagens

Se está pensando em dar continuidade aos estudos após a graduação, provavelmente ficou em dúvida entre fazer pós-graduação presencial ou pós-graduação a distância. Embora muitas instituições defendam uma ou outra das modalidades, a verdade é que as duas têm vantagens, dependendo do seu estilo de vida e de seu perfil como aluno.

Para que você consiga fazer a opção pelo melhor curso, escolhemos as principais vantagens de cada modalidade para que escolha muito bem a que tem mais a ver com você.

Pós-graduação presencial

1. Contato direto com o professor

Uma das grandes vantagens de fazer pós-graduação presencial é que você tem contato direto com o professor. Isso significa que pode tirar dúvidas na hora e dialogar com ele sobre diversos assuntos relacionados ao objeto de estudo no horário da aula.

2. Possibilidade de criar grupos de estudo

Na pós-graduação presencial, você vai fazer parte de uma turma que estuda os mesmos assuntos, o que quer dizer que pode fazer um grupo de estudos, com pessoas que tenham os mesmos interesses, fortalecendo as discussões e as trocas de ideias. Também é possível criar uma rede de networking, já que seus amigos poderão indicá-lo para trabalhos no futuro.

Pós-graduação EAD pós-graduação presencial possibilidade de criar grupos de estudo

3. Compromisso com o horário

Muitas pessoas têm dificuldade de estabelecer um horário de estudos ou mesmo ter disciplina para estudar. No caso da pós-graduação em modalidade presencial, o aluno já sabe quais serão os horários das aulas e precisará se organizar a partir do cronograma proposto pela instituição. Ou seja, o horário da aula já está definido, você só tem que estar lá.

Pós-graduação a distância

Pós-graduação EAD pós-graduação presencial compromisso com o horário

1. Horários flexíveis

Quem trabalha, costuma ter dificuldade de encontrar um horário para se dedicar aos estudos. A vantagem da pós-graduação a distância é que você consegue definir quais horários são mais favoráveis para assistir às aulas, levando em conta o seu tempo livre e até mesmo o seu ritmo de estudos, que nem sempre é o mesmo da maior parte das pessoas.

Pós-graduação EAD pós-graduação presencial horário flexíveis

2. É possível assistir à mesma aula várias vezes

Existem conceitos que são bastante complexos e precisam ser estudados com maior atenção. O curso a distância proporciona que você assista às aulas quantas vezes quiser e, se não for o suficiente, ainda é possível entrar em contato com o professor para que ele explique melhor sobre o assunto.

3. Menor custo

Muitas vezes, a gente deixa de estudar por motivos financeiros, já que para fazer pós-graduação existe um custo. Contudo, os cursos a distância têm a vantagem de ser mais baratos que os presenciais, já que a estrutura das escolas não demanda gastos com salas de aula, por exemplo.

Deu para perceber que tanto a pós-graduação presencial quanto a pós-graduação a distância possuem vantagens que precisam ser consideradas na hora de escolher qual você vai querer cursar? A grande diferença entre as duas modalidades tem a ver com o perfil de aluno que você é. Se consegue acompanhar as aulas de forma mais independente e prefere organizar os seus próprios horários, vai preferir o ensino a distância. Entretanto, se sente dificuldade para escolher seus horários de estudo e acha que vai acabar desistindo das aulas, prefira a modalidade presencial.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, escreva para nós!

5 dicas para fazer pós-graduação EAD