Por que o MBA é visto como uma vantagem competitiva no mercado?

Por que o MBA é visto como uma vantagem competitiva no mercado?

MBA ou Master in Business Administration. O nome chama a atenção — a sua e a dos recrutadores. Este tipo de especialização é voltada para quem já tem certa experiência, deseja aprofundar conhecimentos e planeja ocupar cargos de liderança. Por isso, o interesse em fazer um MBA por si só, já demonstra iniciativa e ambição profissional.

E este é apenas um dos motivos pelos quais o MBA pode se tornar uma grande vantagem competitiva para o profissional no mercado de trabalho. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não um MBA, separamos algumas outras vantagens deste tipo de investimento. Vamos lá?

  1. Conhecimento 

Conhecimento aprofundado, sólido e atualizado faz toda diferença — e as empresas sabem disso. Por esse motivo, olham com bons olhos para candidatos que buscam aprofundar a sua formação. Conhecimento garante não apenas tarefas bem-feitas, mas também eficiência e produtividade.

Além disso, com um conhecimento mais profundo da sua área de interesse e, consequentemente, do mercado, sua capacidade de solucionar problemas e buscar novas oportunidades aumenta. E que empresa não quer profissionais com esse perfil?

  1. Inovação 

Não é apenas em conhecimento que o profissional ganha ao fazer um MBA. Durante o curso, seja presencial ou a distância, outras habilidades são exercitadas — entre elas, as de análise e de pensamento crítico.

O contato com novas ideias, a capacidade de enxergar nos resultados problemas e oportunidades, de pensar, criticamente, sobre dados qualitativos e quantitativos: tudo isso desenvolve a habilidade de inovar.

E, em um mercado em constante mudança, inovar é essencial para manter a competitividade da empresa. Por isso, um profissional capaz de analisar informações e trazer novas ideias é não apenas valioso, é vital.

Por que o MBA é visto como uma vantagem competitiva no mercado? - inovacao

  1. Atualização

O interesse em se manter atualizado é uma das características mais valiosas em um profissional. E a iniciativa de fazer um MBA demonstra este interesse.

Um profissional que se preocupa com a sua educação e atualização, investindo em cursos, palestras e outras ferramentas que contribuam para isso é um colaborador que não ficará acomodado nas mesmas funções, desempenhando as mesmas tarefas.

Trata-se de um funcionário capaz de identificar problemas, oportunidades, avaliar novos caminhos e olhar de forma crítica para o que vem sendo feito. O MBA pode trazer um novo fôlego, não apenas para o profissional, mas também para a empresa.

  1. Gestão

Estratégia, liderança, relacionamento interpessoal, análise de resultados e oportunidades. Essas habilidades que citamos acima são apenas algumas das habilidades dos gestores. E, certamente, elas são úteis e valorizadas em qualquer cargo.

O MBA desenvolve e aprimora a capacidade de gestão do profissional, tornando-o apto a conduzir projetos, equipes e até empresas. Lembrando que a gestão vai além de organizar e coordenar uma equipe. É preciso ter conhecimento, proatividade, capacidade de inspirar e conduzir, entre outros atributos que um MBA pode ajudar a desenvolver.

Por que o MBA é visto como uma vantagem competitiva no mercado?- gestao

  1. Networking

Uma das principais vantagens do MBA é o contato com outros profissionais. O networking não favorece apenas o candidato, mas também a empresa para a qual ele trabalha. Parcerias, boas contratações e mais oportunidades podem surgir para ambos, profissional e empresa, quando o networking é bem feito.

E aí? Gostou das dicas? Conheça outras vantagens de investir em um curso de MBA.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?