Por que devo planejar a carreira? - capa

Por que devo planejar a carreira?

Planejar a carreira é fundamental para que você atinja o sucesso em sua profissão. Muitas pessoas ignoram essa etapa, seja por falta de tempo ou por acreditar que o planejamento não é um passo tão importante assim. Mas o fato é que, sem planejamento, conquistar a tão sonhada ascensão em sua carreira fica praticamente impossível.

Nesse artigo, falaremos sobre os motivos pelos quais o planejamento de carreira é fundamental em qualquer profissão e também sobre os principais prejuízos que você pode ter ao não realizar esse planejamento.

Além disso, vamos mencionar alguns dos erros mais comuns, que você não deve cometer, e vamos dar orientações de como você pode planejar a sua carreira da melhor forma. Veja a seguir as nossas dicas.

Afinal, por que planejar a carreira?

São diversos os motivos para que você faça um planejamento de carreira de forma cuidadosa. Entre eles, está a elevada concorrência no mercado de trabalho, que exige constante atualização dos profissionais, para que não sejam substituídos por outros mais qualificados.

Além disso, sem planejamento não é possível cuidar da vida pessoal e da vida profissional, ou mesmo, investir de forma constante em sua capacitação.

Por que devo planejar a carreira? - capa2

Saiba o que você perde quando não planeja a sua carreira

Deixando de realizar o seu planejamento de carreira, você:

  • Perde os melhores salários oferecidos pelo mercado de trabalho;
  • Deixa de conquistar vagas nas melhores empresas;
  • Não consegue uma promoção no seu trabalho;
  • Não consegue atingir suas metas profissionais;
  • Desperdiça o seu tempo com coisas que não ajudarão a sua carreira.

Erros cometidos ao fazer o planejamento de carreira

Muitos profissionais não sabem como planejar as suas carreiras. Os erros mais comuns estão relacionados aos cursos escolhidos e processo de qualificação profissional. Geralmente o profissional faz matrícula em cursos de longa duração ou que ocupa o seu tempo em excesso, fazendo com que ele abandone o curso antes do término.

Outro erro comum é escolher cursos de empresas de qualidade duvidosa e que não trazem o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento.

Por que devo planejar a carreira? - capa3

Saiba como fazer o planejamento de carreira

Conseguir uma promoção, ganhar um cargo executivo ou ser um profissional de destaque em seu ramo de atuação, seja qual for o seu objetivo, é importante, pois assim você pode fazer uma análise detalhada de suas metas profissionais e terá foco no seu objetivo.

Após saber quais são suas metas, você deve definir a maneira como você pretende atingir essas metas. Na maioria dos casos, uma pós-graduação a distância ou uma segunda graduação são fundamentais para que você atinja o seu objetivo.

Algumas instituições oferecem cursos de excelência reconhecidos pelo MEC, com duração entre 6 e 18 meses. São cursos de pós-graduação, cursos para obtenção de segundo título de graduação para quem já possui nível superior e cursos de extensão universitária.

Esses cursos normalmente são oferecidos na modalidade EAD (ensino a distância), o que facilita a adequação da carga horária sem prejudicar a sua vida profissional. Outro diferencial é que os valores são bem acessíveis, permitindo que você conclua o curso sem passar por dificuldades financeiras.

E você, já decidiu como vai planejar a sua carreira? Conte para a gente deixando o seu comentário no post!