Saiba como a perícia ambiental contribui para a preservação do meio ambiente

A perícia ambiental é um ramo ideal para profissionais que desejam trabalhar com a  proteção do meio ambiente e procuram ao mesmo tempo  retorno financeiro.

A consciência ambiental da sociedade tem crescido, gradualmente, nos últimos anos. Para muitos, encontrar uma nova carreira significa encontrar algo que os beneficie financeiramente e pessoalmente. Hoje muitos desejam trabalhar em um campo que lhes permita ajudar na preservação do meio ambiente e melhorar a saúde daqueles que vivem em áreas com risco ambiental.

 

Perícia ambiental

A perícia ambiental é um campo que analisa o impacto que empreendimentos, urbanísticos, industriais e agrários podem causar aos recursos naturais, como reservas naturais, rios, mares, etc. Mediante tal análise laudos são expedidos, que endossam ou não o prosseguimento do projeto em questão, e com base nestes laudos, órgãos de defesa ambiental como o IBAMA, tomam suas decisões. Daí a importância da perícia ambiental para a proteção do meio ambiente.

O perito ambiental é um especialista em ciências naturais. Eles se concentram em usar suas habilidades e conhecimentos para ajudar a proteger e melhorar o meio ambiente, além de ter um impacto positivo na saúde humana e no bem-estar, ao melhorar e proteger o meio ambiente, será notado um impacto direto na saúde humana.

Dentre os trabalhos potenciais de um perito ambiental incluem:

  • Coleta e análise de amostras, como solo, água e  material vegetal;
  • Monitoramento de instalações que podem afetar o meio ambiente ou o público, como restaurantes ou piscinas;
  • Investigação de queixas ou situações relacionadas ao meio ambiente e saúde pública;
  • Consulta a clientes ou agências sobre situações ou problemas específicos;
  • Avaliar problemas de saúde ambiental;
  • Desenvolver e implementar planos para melhorar diferentes aspectos do meio ambiente;
  • Preparo de relatórios relacionados a questões específicas relacionadas com o meio ambiente;
  • Fornecer serviços de suporte e pesquisa para engenheiros ambientais ou outros em um campo de trabalho relacionado;
  • Trabalhar com limpeza de áreas poluídas ou desenvolver um processo para fazê-lo;
  • Trabalhar com as empresas para desenvolver formas de reduzir o impacto de desperdícios e a poluição.

pericia-ambiental

Características necessária 

Torna-se necessário obter boas habilidades de organização, pois os peritos ambientais gastam um bom tempo recolhendo dados e amostras, e muitas vezes trabalham em vários problemas em qualquer momento. Como tal, é importante para eles poder organizar suas informações e seus dados corretamente.

É preciso também obter a capacidade de trabalhar no interior e no exterior .  O tipo de trabalho realizado por esses profissionais significa que eles passam um bom tempo dentro, bem como ao ar livre. Aqueles que não gostam ou podem precisar considerar uma profissão diferente.

Outro ponto a ser observado, diz respeito a capacidade de comunicação sendo essa uma parte fundamental de um trabalho de perito ambiental. Eles podem precisar apresentar relatórios a uma organização, entregar um discurso sobre mudanças de políticas que devem ocorrer ou simplesmente explicar seus dados para um colega. Em todos os casos, uma boa comunicação é uma obrigação.

Natureza do trabalho

Aqueles que assumem o papel de especialista em perícia ambiental trabalham em diversos locais e lidam com diferentes tarefas. Em alguns casos, o trabalho de campo será necessário, reunindo dados e medindo vários níveis ou condições de criação de uma área.

O trabalho de laboratório é comum, e muitos especialistas em perícia em meio ambiente  trabalham um grande número de horas de laboratório ao analisarem suas amostras e informações. Há também uma parte regular do trabalho, realizado em escritório desde a elaboração de relatórios até a conversação com clientes ou outros no campo.

Em suma, o trabalho de um especialista em perícia ambiental é variado e depende em grande parte do empregador, da área e do foco a ser abordado. 

cta_blog