objetivo1

Objetivos profissionais: como definir e se manter focado neles

Definir objetivos profissionais permite que você planeje com mais eficiência o futuro, diminuindo as chances de imprevistos, em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido. A partir de metas estabelecidas, definidas de acordo com suas preferências e aptidões, é possível criar um planejamento de carreira, imprescindível para estabelecer os passos que o levarão ao sucesso desejado. Para alcançar seu objetivo profissional, você deve seguir 12 passos. Confira quais são eles, a seguir!

objetivos profissionais defina seus objetivos

1. Defina seus objetivos

Anote o que você deseja usando uma frase afirmativa e positiva. Isso o ajudará a materializar sua meta, mesmo que no papel ou em um arquivo de computador.

2. Imagine-se conquistando o seu objetivo

Nossa mente tem um poder incrível! Foque em como e onde você gostaria de estar daqui há três ou quatro anos e imagine todos os detalhes. Isso o ajudará a manter-se motivado.

3. Estabeleça por onde deve começar

Veja o que você deve fazer para começar usando os recursos que tem em mãos.

4. Encontre pessoas chave

Identifique pessoas que possam ajudá-lo a subir os primeiros degraus. Convença-as a acreditar em você, mostrando que tem um objetivo estruturado.

5. Defina as datas

Um planejamento eficiente possui datas e prazos. Esse é um ponto muito importante, pois não basta apenas ter um monte de ideias. É preciso organizá-las e ter dias definidos para concretizá-las.

6. Mantenha o foco

Ao longo do caminho, aparecerão dificuldades e outras situações que podem desviá-lo do seu objetivo. Lembre-se de que disciplina é fundamental! Ajuste seu planejamento se preciso, mas foque sempre no objetivo final.

7. Mensure e acompanhe seu objetivo

Estabeleça critérios para avaliar como está o andamento do planejamento do seu objetivo. Essa disciplina é importante para você identificar o que precisa aprimorar ou dar mais atenção.

8. Avalie as consequências do seu objetivo

Avalie se seu objetivo está atrapalhando outras áreas da sua vida, como o convívio familiar ou sua relação afetiva. Você só será feliz com seu objetivo se sua vida estiver em harmonia. Então, faça ajustes se necessário.

objetivos profissionais faça um levantamento dos recursos necessários para alcançar seu objetivo

9. Faça um levantamento dos recursos necessários para alcançar seu objetivo

O que você precisa para alcançar a sua meta? Dinheiro, tempo, parcerias? Tenha tudo em mente e anotado.

10. Crie alternativas

Quais são as outras maneiras que irão te levar para alcançar o seu objetivo profissional? Tenha todas as possibilidades documentadas no seu planejamento.

11. Persista e mantenha o pensamento positivo

Grandes empreendedores e profissionais de sucesso falharam muitas vezes antes de serem reconhecidos e terem êxitos. Portanto, acredite em você, ajuste o planejamento, e siga em frente!

12. Desenvolva a comunicação

Não existe pessoa de sucesso que não saiba se expressar bem. Uma boa comunicação é necessária para sensibilizar o outro, fazer-se entender, vender projetos e ideias, defender pontos de vista. Além das capacidades técnicas, leve em conta, também, as capacidades subjetivas, como inteligência emocional, capacidade em lidar com conflitos e empatia.

Mesmo depois de alcançar seu objetivo, continue investindo na sua carreira, fazendo cursos de especialização e reciclagem. Manter uma boa rede de relacionamentos no meio profissional que você escolheu permitirá que você esteja sempre atualizado sobre o seu segmento de mercado.

 

Essas dicas sobre objetivos profissionais foram úteis para você? Confira mais dicas de planejamento de carreira clicando aqui!

Aprenda a ter uma carreira de sucesso - ebook