Métodos de alfabetização influenciam o aprendizado. Saiba como

A alfabetização é um processo importante que profissionais da educação devem dominar. Vai muito além de desenvolver nas crianças, jovens e até adultos, a capacidade de ler e escrever, mas desenvolve também habilidades organizacionais, habilidades de raciocínio executivo e até melhora a memória.

Além disso, o processo de alfabetização amplia a comunicação do indivíduo, de forma rápida e eficiente.

Acompanhe neste post, e conheça alguns métodos de alfabetização que podem influenciar positivamente o aprendizado de estudantes, fazendo com que se torne um processo prazeroso de descobertas.

Alfabetização

Para crianças mais novas, o objetivo principal é ensinar-lhes que o alfabeto, permanecendo  sempre na mesma ordem. A maioria das crianças está exposta à música do alfabeto muito antes de poderem identificar as letras individuais ou os sons das letras. Essas atividades ultrapassam a memorização da música para uma compreensão mais profunda da ordem das letras.

Já em jovens e adultos é preciso trabalhar a autoestima , pois se ainda estão em fase de alfabetização, é necessário entender seu histórico, e trabalhar suas dificuldades de forma mais especializadas, e aí sim fazer uso de metodologias para que a aprendizagem ocorra.

Metodologias

  • Mural de palavrasUm mural de palavras é uma ótima maneira de praticar palavras à vista e ordem alfabética. Faça uma coluna para cada letra do alfabeto, com uma etiqueta para a letra no topo.
  • Uso de imagens – Utilize imagens, nas quais os estudantes possam relacionar novas palavras a situações do cotidiano, isto pode ajudá-los a ampliar seus vocabulários, conhecendo sinônimos, antônimos e etc.
  • Cartões de palavras – Cada cartão de palavras é colocado sob sua correspondente carta. Os alunos conseguem ver o alfabeto em ordem e praticar a colocação de palavras com a letra correta. Continue adicionando palavras à palavra parede ao longo do ano.

Uma vez que os estudantes tenham uma sólida compreensão da ordem das letras no alfabeto, você pode passar para atividades alfabetizadas mais difíceis.

  • Interação em grupos – À medida que os estudantes forem se desenvolvendo insira pequenos textos com frases compostas de palavras já estudadas anteriormente, e coloque os estudante para lerem em grupo. Isto causará aproximação entre eles trazendo um senso de bem-estar.

Outras atividades que auxiliam na alfabetização são métodos como encontrar palavras em um dicionário; números em uma lista telefônica; CDs em uma loja ou livros em uma biblioteca.

Métodos mais eficientes

A metodologia existente, cuja a utilização tem sua eficácia comprovada, passa pelos seguintes passos:

  • Ensine e enfatize aos estudantes, o que são as vogais e as consoantes;
  • Trabalhe a alfabetização com os estudantes, fazendo uso de conjuntos de sílabas, para iniciá-los nas lições de leitura e soletração;
  • Priorize a repetição de fonemas, para que haja entendimento da ocorrência destes em várias palavras diferentes;
  • Exercite a memorização do alfabeto, do início ao fim, e depois faça-os iniciar de diferentes pontos do alfabeto.

engenharia ambiental