capa

Ensino a distância: entenda como funciona o EAD!

Muitas pessoas concluem o ensino médio ou a graduação sem saber os motivos da necessidade de estender seus estudos. Fazer ou não fazer uma especialização? É nesse ponto que queremos chegar.

Quando nos deparamos com a realidade do mercado de trabalho atual, de cara percebemos que não dá para enfrentá-lo sem um certo nível de continuidade dos estudos. Uma dica para quem está se questionando sobre isso é pensar no mercado de trabalho e nas exigências deste em relação ao seu atual currículo.

Por que estender os estudos?

Ensino a distância: entenda como funciona o EAD! Por que estender os estudos

Provavelmente, você vai se deparar com a necessidade de se especializar porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e procura por pessoas com qualificações oferecidas em diferentes tipos de cursos.

Especializar-se é uma forma de alavancar sua carreira. E uma opção para quem já está no mercado de trabalho e tem uma rotina muito atarefada é o ensino a distância.

Quais as principais vantagens do ensino a distância?

O ensino a distância, em alguns quesitos, não é diferente do ensino presencial, pois ambos exigem uma frequência mínima, exames, trabalhos e média nas notas. O que diferencia um do outro são, justamente, os fatores que consideramos vantagens do ensino a distância. Vejamos algumas delas:

  • Ritmo próprio para estudo: o aluno pode escolher a melhor hora para estudar;
  • Economia de tempo e dinheiro: não é necessário o deslocamento diário até uma instituição de ensino e, geralmente, os cursos de EAD têm mensalidades mais em conta;
  • Maior gama de opções: o aluno pode procurar por diferentes cursos, em diferentes instituições, fazendo comparações e escolhendo aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Por que o curso deve ser reconhecido pelo MEC?

O reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) em relação às instituições que fornecem cursos superiores é uma forma de avaliarmos a confiabilidade da instituição e do que é oferecido por ela.

Ensino a distância: entenda como funciona o EAD! Por que o curso deve ser reconhecido pelo MEC

O MEC é exigente e tem critérios de avaliação que vão mostrar se a instituição e se o curso escolhido realmente vão capacitar o aluno e colaborar com sua formação e com o desenvolvimento de sua carreira.

Quais níveis de formação são oferecidos na modalidade EAD?

O ensino a distância tem entre suas vantagens o fato de que, em alguns cursos, não é necessária a formação de turmas completas. Com isso, é possível que uma instituição ofereça uma variedade bem maior de opções de cursos.

Esses cursos podem ser nos níveis de graduação, pós-graduação, especialização, MBA, obtenção de novo título, entre outros, como cursos de línguas e cursos de pequena duração.

Enfim, como funciona o ensino a distância?

Ensino a distância: entenda como funciona o EAD

O ensino a distância é uma modalidade em que, no mínimo, 70% do curso é realizado por meio de metodologias que não exigem a presença do professor e do aluno ao mesmo tempo. O material fica disponível ao aluno em ambientes virtuais na internet e pode ser acessado de acordo com as necessidades e com as possibilidades dele. Do mesmo modo, pode ser requisitado a professores e tutores um período mínimo para o atendimento.

Com essas dicas, podemos inferir que a especialização é atualmente uma exigência do mercado de trabalho, que busca profissionais qualificados. O Instituto Cotemar oferece especialização e qualificação em modalidades do ensino a distância e sabe que investir nesses quesitos não é algo impossível quando consideramos as principais vantagens de se optar pelo EAD.

Quer continuar acompanhando nossas dicas? Não perca tempo: assine nossa newsletter e receba nossas principais novidades em seu e-mail.

pós-graduação a distância o que é e como funciona