capa

EAD ou faculdade presencial: qual é a melhor opção?

Hoje em dia muitos alunos ficam em dúvida na hora de escolher a modalidade de graduação a ser seguida no ensino superior: EAD ou faculdade presencial? Qual a melhor opção?

Tudo depende dos recursos que você dispõe para abraçar essa empreitada e do seu perfil como estudante. O fato é que as duas modalidades possuem vantagens e desvantagens. Vamos conferir?

Vantagens do ensino presencial

vantagens do ensino presencial EAD ou faculdade presencial: qual é a melhor opção?

Vivência acadêmica

A vivência acadêmica é um divisor de águas, tanto na vida pessoal quanto na profissional do aluno. É um momento de crescimento e formação de valores éticos que serão carregados por toda sua vida.

Feedback instantâneo

Na modalidade de ensino presencial é possível tirar dúvidas em tempo real, já que professores e alunos interagem durante toda a aula. Essa relação interpessoal é importante para amadurecimento pessoal e profissional.

Desvantagens do ensino presencial

Horários fixos

Se você está pensando em fazer um curso presencial, saiba que deverá reservar diariamente um período para se dedicar aos seus estudos. Faltas serão computadas e não há espaço para flexibilidade, sendo assim, se você perdeu uma aula terá que correr atrás do prejuízo.

Custos elevados

O ensino presencial conta com uma infraestrutura muito mais complexa, com laboratórios, bibliotecas e outros recursos acadêmicos, o que eleva o preço da mensalidade. Além disso, frequentar uma faculdade presencial acarretará custos extras, tais como refeições e deslocamentos até a instituição.

Vantagens do ensino a distância (EAD)

vantagens do ensino a distância EAD ou faculdade presencial: qual é a melhor opção?

Maiores chances de concentração nos estudos

Um dos pontos positivos para quem deseja estudar na modalidade EAD é a individualidade. Estar sozinho na frente do computador e isento daquela dinâmica efusiva da sala de aula pode ser um belo diferencial. Depois de um dia longo e cansativo, algumas pessoas precisam de silencio para se concentrar e ter um bom aproveitamento.

Flexibilidade de horários

Para os alunos que trabalham o dia todo e ainda encaram as tarefas domésticas ao chegar em casa, o ensino à distância é uma oportunidade de ouro, pois é perfeitamente possível escolher os horários que se pretende estudar. Realizar o sonho de ter um diploma superior só depende da sua dedicação. Qualifique-se!

Custos reduzidos

Outra vantagem do EAD é o custo/benefício, já que as mensalidades são bem mais acessíveis, uma vez que a instituição mantém uma infraestrutura de baixo custo, apenas para aplicar provas e dar suporte administrativo. Outro ponto importante é a economia com despesas extras como refeições e deslocamento até a instituição. Estima-se uma economia de pelo menos 50%.Vale a pena conferir.

Desvantagens do ensino a distância (EAD)

Ausência de feedback instantâneo

Outra desvantagem do EAD são as dúvidas não sanadas de imediato. No EAD, o aluno estuda através de uma plataforma, onde acompanham as aulas, posta tarefas, envia trabalhos e envia dúvidas, entretanto, essas serão respondidas dentro de um prazo estipulado pela instituição e podem demorar até 72 horas.

Networking reduzido

Na modalidade EAD não há construção de uma rede de contatos, afinal de contas você não interage com ninguém em tempo real, o que dificulta um pouco a chance de fazer novos amigos ou ainda, conseguir um bom estágio.

Cursos mais populares na modalidade EAD

Entre os cursos de graduação na modalidade EAD, os mais populares são os de Licenciatura em Letras e Pedagogia, mas as opções estão aumentando a cada dia, dando ao aluno a possibilidade de cursar não só a graduação, mas também a pós-graduação EAD.

Atenção, independentemente da modalidade, EAD ou faculdade presencial, verifique se o curso está autorizado pelo MEC.

E ai, já identificou qual a melhor modalidade de ensino para você: EAD ou faculdade presencial? Conte pra gente nos comentários.

pós-graduação a distância o que é e como funciona