Como conseguir uma renda extra e fazer a diferença no seu orçamento familiar

A crise econômica está assolando a população brasileira e a situação ainda está longe de mudar, segundo especialistas. Somente no ano passado, cerca de um milhão de empresas fecharam as portas no Brasil e, com isso, os níveis de desemprego aumentam de uma maneira espantosa.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, 2017 deve registrar um aumento de 12% nos níveis de desempregados no país, o que representa cerca de 13 milhões de brasileiros. Esses índices mostram o nível de recessão que o país se encontra atualmente.

A situação não está fácil nem mesmo para quem está empregado, visto que, no final do mês, as contas sempre terminam no vermelho. Assim, um dinheiro extra para cobrir as despesas ou mesmo para salvar o pescoço de quem está desempregado vem a calhar, não é mesmo? Nesse post, você vai encontrar dicas valiosas para aumentar a sua renda.

Abra a sua mente.

Ter um salário todo mês para pagar as contas é o ideal, mas infelizmente essa realidade não pertence a muitas pessoas. É preciso buscar novas formas de ganhar dinheiro. Lembre-se: renda vai muito além de salário.

Existem várias formas de ganhar dinheiro e fazer o que você gosta é uma delas. Por isso, pense nas coisas que você gosta de fazer e veja se as suas habilidades estão alinhadas com as tarefas a serem desenvolvidas.

Por exemplo, se você é uma pessoa comunicativa e persuasiva, atividades voltadas para áreas de vendas podem fazer toda a diferença para você. Quem sabe vender, não passa apertado, visto que essa é uma área promissora. Se você é uma pessoa com facilidade para trabalhos manuais, você poderá produzir artesanato, por exemplo.

03

Planejamento é tudo

O sucesso de todo projeto está diretamente ligado ao seu planejamento. Dentro dele, você vai determinar os custos relativos à nova tarefa e os meios de divulgação para captação de clientes.

Coloque tudo no papel e mostre a todos a sua volta que você possui um novo trabalho. Lembre-se: você é seu chefe agora, portanto, disciplina é tudo. Se você não trabalhar não vai ganhar. Simples assim.

Transforme o tempo livre em renda

Se você estiver desempregado, tempo é o que não vai faltar para você se dedicar a uma nova atividade. No entanto, se você já está empregado, vai precisar definir um tempo exclusivo para isto.

Pode não ser uma tarefa fácil e, portanto, você vai precisar do apoio de seus familiares. Eles vão precisar entender que o tempo antes dedicado a eles, vai ser direcionado a outra atividade. Dependendo da atividade, você pode envolver toda família no processo. Algumas atividades, desde que sejam leves, podem ajudar até mesmo na união da família.

Transforme-se em um trabalhador autônomo (Freelancer)

Como trabalhador autônomo você pode se dedicar a fazer aquilo gosta. Pesquisas mostram que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, suas vendas são 37% mais elevadas e sua criatividade é três vezes maior. Além disso, o trabalho autônomo proporcionará aprendizagem relacionada à convivência para diferentes tipos pessoas.

Como trabalhador autônomo, você vai precisar se adaptar às exigências de diferentes clientes, além de se tornar uma pessoa mais flexível e aberta às mudanças. A busca por aprimoramento também precisa ser constante, uma vez que você vai precisar buscar formas de ultrapassar os seus concorrentes. Os melhores serviços e produtos precisam ser constantemente aperfeiçoados.

Setores disponíveis para aumentar a sua renda

Conforme já informado neste post, a área comercial é um dos setores que mais contribuem com o aumento de renda extra. Por isso, busque um serviço ou produto que você tenha afinidade.

Um dos segredos para ser um bom vendedor é acreditar no produto ou serviço que você vai vender. Desta forma, você será mais persuasivo em suas estratégias de venda. O setor educacional tem excelentes oportunidades, principalmente na venda de pós-graduação a distância.

Já dentro da comunicação visual, encontramos várias oportunidades de designer. No entanto, este setor exige uma qualificação específica, mas que, com certeza, vale a pena investir nesta área uma vez que o mercado se encontra extremamente saturado.

Na internet também encontramos excelentes oportunidades para aumentar a renda no conforto de sua casa. Com o Google Adsense, você se torna um parceiro do Google, publicando anúncios em seu blog. Assim, toda vez que alguém clicar nestes anúncios, você recebe uma gratificação do Google.

Não existe mágica para quem quer conseguir uma renda extra. Existe sim trabalho e força de vontade. Portanto, busque constantemente por uma atualização dentro de sua área de interesse, pois um profissional capacitado não concorre e sim disputa os melhores cargos.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?