5 dicas para o sucesso no ensino a distância

5 dicas para o sucesso no ensino a distância

Por mais que a vontade de se qualificar profissionalmente para alavancar a carreira e se tornar mais competitivo no mercado de trabalho seja grande, nem sempre dispomos de tempo para nos locomovermos todas as noites para estudar presencialmente e alcançar esses objetivos.

Mas, mesmo com a rotina corrida, é possível investir no desenvolvimento da sua carreira com o ensino a distância (EAD) e ficar à frente no mercado de trabalho. E o melhor: sem ter que se deslocar da sua casa e enfrentar aquele trânsito do fim do dia!

Assim como um curso presencial, o EAD exige dedicação e compromisso. Mas, com um planejamento é possível se sair muito bem. Continue a leitura e veja agora as dicas que preparamos para você ter sucesso no ensino a distância. Confira!

1. Estabeleça horários

Criar horários fixos como se você estivesse em um curso presencial é uma excelente estratégia para seguir com o EAD. Uma das vantagens dessa modalidade de ensino é a flexibilidade de horários: você opta pelos horários mais adequados ao seu dia a dia, conseguindo conciliar suas atividades de casa e do trabalho com seus estudos.

De acordo com a sua rotina, você poderia reservar 2 horas para estudar às segundas, quartas e sextas e 3 horas para as terças e quintas, por exemplo. O importante é estabelecer os horários e cumpri-los com disciplina.

5 dicas para o sucesso no ensino a distância

2. Faça um bom planejamento

Horários estabelecidos, agora é hora de incluí-los no seu planejamento. Analise bem a sua semana e distribua os horários de estudos. Você pode usar uma planilha ou mesmo uma agenda para listar todas as tarefas e atividades que precisa fazer em cada dia da semana.

Por exemplo, se a segunda-feira é o dia de fazer compras no supermercado logo após o expediente de trabalho, reserve menos tempo de estudos para esse dia e aumente o tempo de estudo em outros dias nos quais você não esteja tão atarefado.

3. Seja disciplinado

A disciplina precisa ser uma das companheiras do estudante que opta pelo ensino a distância. Você precisa ser disciplinado quando se trata de EAD, já que não haverá ninguém para controlar o seu tempo. Portanto, se você planejou estudar das 19 às 21 horas, esse período deve ser cumprido. Libere o seu ambiente de estudos das distrações e foque nos estudos!

Se houver algum imprevisto ou uma emergência que o impeça de cumprir os horários, ajuste o seu planejamento e tire vantagem do horário flexível para estudar um pouco mais em um outro dia.

5 dicas para o sucesso no ensino a distância

4. Não procrastine

A procrastinação é a grande inimiga do ensino a distância e você pode vencê-la aliando planejamento à organização. Siga o seu planejamento e se organize para que possa cumpri-lo ao longo da semana. Surgiu um tempo disponível que o permita fazer alguma aula, tarefa ou ler algum texto de uma disciplina? Aproveite para estudar e não deixe nada para última hora. Mande a procrastinação embora!

Dessa forma, você evita imprevistos que podem acontecer no dia de entregar o trabalho, por exemplo, e fica tranquilo com o andamento dos seus estudos.

5. Tire todas as dúvidas

Use as ferramentas disponíveis no EAD, como fóruns e e-mails, para entrar em contato com professores e colegas de classe. Está com dúvida sobre qualquer assunto, seja um conceito difícil de compreender ou uma dúvida sobre a formatação do trabalho da disciplina, pergunte aos seus colegas e professores sem medo! Esse contato e interação é essencial para que vocês troquem experiências, tirem dúvidas e avancem juntos no aprendizado do conteúdo.

Prontinho! Viu como é possível ter sucesso no ensino a distância? As vantagens que essa modalidade de ensino oferece são inúmeras e permitem que milhares de pessoas tenham acesso aos cursos de graduação, pós-graduação, extensão e tantos outros cursos de alta qualidade.

Quer saber mais sobre os nossos cursos e tirar as suas dúvidas sobre o funcionamento? Entre em contato conosco!

Vale a pena fazer uma pós-graduação?