2ª Licenciatura em Matemática amplia chances de captar aulas. Entenda como

Quem já passou pela graduação na área de educação e pensa em fazer uma 2a licenciatura em Matemática pode aumentar as chances de dar aulas em escolas públicas, particulares e cursinhos. Isso acontece porque o profissional que opta por essa formação já tem um histórico de especialização em aulas, e escolher uma disciplina o deixa ainda mais preparado.

O professor de matemática tem diversas opções de carreira, mas geralmente escolhe atuar dando aulas no ensino fundamental e médio. Caso queira continuar a perseguir carreira acadêmica após concluir a 2a licenciatura em Matemática, pode estudar em pós-graduação, mestrado e doutorado para ministrar aulas no ensino superior. Neste post vamos entender um pouco mais sobre esse ramo de atuação e conhecer as oportunidades de mercado para o setor.

 

2a licenciatura em Matemática,

Para ser melhor na área que escolheu, o professor de Matemática deve gostar de números, cálculos e resolver problemas. Como já tem uma licenciatura, é provável que já tenha absorvido o conhecimento necessário acerca da didática e postura em sala de aula, mas a especialização vai preparar ainda mais o profissional para lidar com a rotina e o relacionamento com crianças e adolescentes.

Como essa é uma disciplina que gera muita dúvida na maioria dos alunos, é preciso que o professor de Matemática tenha boa comunicação e seja capaz de passar o conteúdo pretendido com objetividade e clareza.

Paciência também é uma característica inerente a todos os professores, mas ainda mais requisitada quando o assunto são números: nem todos vão entender a matéria logo de cara, o que pode exigir do professor um plano mais detalhado de aula para atender às expectativas de todos os alunos.

A 2a licenciatura em Matemática exige do estudante disciplina e organização nos estudos para que seja capaz de absorver todo o conhecimento possível dentro dessa formação. Segundo especialistas do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), quem deseja trabalhar com Matemática Aplicada precisa, ainda, ter certa afinidade com tecnologia e linguagens de programação, que podem ser aprendidas superficialmente durante o curso. Para complementar seu currículo, o estudante deve procurar meios alternativos de receber esse conhecimento.

 

Áreas de Atuação do Matemático

Mas nem só de sala de aula vive o profissional que faz sua 2a licenciatura em Matemática: o campo é bem mais amplo do que, apenas, o setor educacional.

Além de brilhar como professor, o matemático também pode colocar conhecimento e força de trabalho nas áreas de Economia, Finanças, Seguros, Informática, Engenharia e até mesmo Medicina.

Pode trabalhar na indústria, com atividades que vão dos setores de design de produtos até ciências computacionais, passando por gerenciamento de linhas de produção, gerenciamento ambiental, biomatemática, economia e mercado financeiro.

Para ser requisitado por todas essas áreas, incluindo a sala de aula, é preciso suprir necessidades básicas do mercado quanto à qualidade da formação – o que torna muito importante ao profissional buscar uma instituição competente para realizar sua 2a licenciatura em Matemática.

Oportunidades não vão faltar para quem se dedicar aos estudos e concluir com honras essa segunda formação. Afinal, o mundo anda carente de pessoas que entendam os números como eles merecem – e consigam passar esse conhecimento para mais e mais pessoas.